20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Iagro lança vacinação contra aftosa na área de vigilância

2007-11-20 22:07:00

Vilson Nascimento

Em uma solenidade realizada na tarde dessa terça-feira (20) em Sete Quedas, na fronteira com o Paraguai, região sul do Estado, o presidente do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) de Mato Grosso do Sul, Roberto Bacha declarou aberta oficialmente a campanha de vacinação contra a febre aftosa na área denominada de “alta vigilância”.


A área de alta vigilância corresponde a 15 quilômetros da faixa para os dois lados da fronteira, tanto no Brasil como no Paraguai. Do lado brasileiro da fronteira a zona de alta vigilância abrange 14 municípios e se estende de Mundo Novo, estremo sul do Estado a Porto Murtinho. Já do lado paraguaio a zona de alta vigilância abrange dois estados (departamentos), Canindeyú e Amambay e se estende da região de Salto Del Guairá até a cidade de Bella Vista, que faz divisa com Bela Vista no Brasil.


Segundo o Iagro e o Senacsa (Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal) do Paraguai, durante a campanha serão vacinados pelo menos 1 milhão e 500 mil cabeças de gado da região considerada de alta vigilância, 1 milhão no Brasil e 500 mil no Paraguai, além de todo o rebanho dos municípios de Iguatemi, Eldorado e Itaquiraí que estão fora da zona de alta vigilância, mas por conta do foco de aftosa ocorrido na região tempos atrás, também terá que acompanhar a vacinação da zona de segurança nessa primeira etapa de vacinação.


De acordo com o Iagro, que mantém patrulhas volantes ao longo de toda a fronteira, a vacinação acontecerá de forma simultânea no Brasil e no Paraguai, como todas as ações que acontecerão de agora em diante. “Por conta de um acordo firmado entre Brasil e Paraguai as vacinas e as ações, sejam elas de prevenção ou fiscalização, serão desencadeadas de forma simultâneas e em conjunto dos dois lados da fronteira pelo Iagro e o Senacsa para combater, de forma eficaz, o fantasma da febre aftosa na região”, disse Carlos Piva , diretor regional do Iagro ao informar que todos os animais inclusos na área considerada de alta vigilância, tanto no Brasil como no Paraguai, ao receberem a vacina receberão, também, um brinco numerado para controle.


Segundo o presidente do Iagro, Roberto Bacha no Brasil os brincos, um na cor amarela e outra verde, serão implantados um em cada orelha do animal do lado brasileiro. Já no Paraguai o brinco, que será na cor vermelha, com o número do animal e a marca “PY”, será implantado em apenas uma das orelhas.


Estiveram presentes no lançamento da campanha de vacinação contra a febre aftosa nessa terça-feira em Sete Quedas, além do presidente do Iagro, Roberto Bacha, o diretor regional do órgão e vigilância, Carlos Piva e o médico veterinário responsável pelo escritório do Iagro em Sete Quedas, Wanderley Folini, o veterinário do Senacsa e coordenador da zona de alta vigilância dos estados de Canindeyú e Amambay no Paraguai, Aristides Brito Cano, o presidente do Sindicato Rural de Tacuru e presidente da comissão dos municípios da área de alta vigilância, Luiz Pantalena, os prefeitos de Sete Quedas Sérgio Mendes (PDT) e de Paranhos, Dirceu Bettoni (PSDB), o presidente da Câmara de Sete Quedas, Dr. Amadeu Hugo Alessi, o presidente do Sindicato Rural de Sete Quedas Daniel de Souza, o “Daniel do Cartório”, vereadores, presidentes de sindicatos rurais e pecuaristas da região.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete