26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

CNA e IBGE ressaltam importância do Censo Agropecuário 2017

2017-06-28 08:07:00

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ressaltaram a necessidade de o produtor participar do Censo Agropecuário 2017 e responder corretamente as perguntas dos pesquisadores nas visitas aos estabelecimentos rurais.

O tema foi abordado pelo gerente do Censo Agropecuário, Antonio Florido, durante palestra na sede da CNA. Segundo ele, é “fundamental a participação do produtor porque os dados fornecidos serão utilizados em futuras políticas públicas para a agropecuária”.

Todos os estabelecimentos agropecuários do país – estimados em 5,3 milhões de propriedades pelo IBGE -, serão visitados por 18,8 mil recenseadores, do dia 1º de outubro de 2017 até 28 de fevereiro de 2018.

Os resultados preliminares serão divulgados entre março e abril de 2018. Florido reforçou que a “veracidade das informações fornecidas será fundamental para um diagnóstico correto” da situação da agropecuária. As informações prestadas pelo produtor são sigilosas.

No questionário elaborado pelo IBGE estarão perguntas como o tipo de produção, as condições de plantio, infraestrutura e mão-de-obra empregada.

Ferramenta estratégica – O Superintendente Técnico da CNA, Bruno Lucchi, ressaltou que o Censo Agropecuário é a “principal ferramenta que baliza e define as estratégias para a adoção de programas essenciais ao crescimento do setor, fortalecendo a agricultura e a pecuária do país”.

A coleta dos dados será digital e, caso algum produtor não receba a visita do pesquisador, poderá procurar o Centro de Informações do IBGE de sua região e solicitar a presença de um recenseador no estabelecimento.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete