26.8 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Segundo passeio ciclístico de combate ao trabalho infantil supera expectativa de público em Caarapó

2017-06-14 09:50:00

A prefeitura Municipal de Caarapó, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social, promoveu no ultimo sábado dia 10 o 2° Passeio Ciclístico de Combate ao Trabalho Infantil. O evento reuniu centenas de participantes.

Segundo a técnica de referência do AEPETI (Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) no município de Caarapó, Juliana Marques Rufino, foram realizadas cerca de 500 inscrições entre crianças e adolescentes de seis a 17 anos de idade.

A Secretaria de Assistência Social de Caarapó tem fortalecido as ações contra o trabalho infantil e várias atividades vêm sendo promovidas com o intuito de erradicar essa prática no município e a campanha tem como objetivo sensibilizar a população e alertar a comunidade em geral em seus diferentes núcleos do governo sobre a realidade do trabalho infantil, uma prática que se mantém corriqueira em diversas regiões do Brasil e do mundo.

“Ter a comunidade participando de um evento como nos dá a certeza de que estamos trilhando o caminho certo, pois a maior dificuldade em realizar essas campanhas é conseguir chamar a atenção do publico e de trazer a comunidade a participar dessas campanhas”, destacou Juliana Rufino, acrescentando que “o evento superou nossas expectativas, não imaginávamos esse grande número de pessoas entre idosos, crianças e famílias inteiras participando”. Segundo a técnica do AEPETI, no decorrer do ano serão realizadas novas ações do gênero em Cristalina, Nova América e aldeia indígena.

O prefeito Mário Valério (PR), ao lado de outras autoridades do Poder Executivo municipal, entre elas as secretárias de Assistência Social Carolina Carvalho e de Educação e Esportes, Ieda Marran, participou do evento. Para o dirigente, é importante promover consciência sobre os problemas que o trabalho infantil pode provocar no desenvolvimento da criança e do adolescente. “Precisamos lutar contra esse tipo de prática, de modo a garantir um futuro com qualidade de vida para as nossas crianças”, destacou Mário Valério.

Conforme o Observatório da Criança e do Adolescente, que trata de temas e indicadores relacionados às crianças e adolescentes de todo o Brasil (https://observatoriocrianca.org.br/), a Constituição Federal, em seu artigo 7º, proíbe no Brasil o trabalho noturno, perigoso ou insalubre aos menores de 18 anos e qualquer trabalho aos menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos.

Nos últimos 20 anos, com a adoção de políticas públicas voltadas a esse problema, o Brasil reduziu de maneira significativa o número de crianças e adolescentes que trabalhavam no pais. Entretanto, muito ainda precisa ser feito para a erradicação do trabalho infantil em todo o território nacional.

Estudos demonstram que trabalho infantil prejudica o desenvolvimento físico, psicológico e intelectual das crianças e dos adolescentes que o exercem. Esses jovens são afastados do convívio familiar e perdem o tempo valioso que teriam para brincar, descansar e estudar, além de ficarem vulneráveis a diversas formas de violência.

O trabalho precoce pode, também, levar à queda do desempenho ou ao abandono escolar. Por vezes, também acaba conduzindo essas crianças e esses adolescentes a uma vida adulta limitada, na qual exercem subempregos, com salários baixos e em condições degradantes. Esses fatores acabam contribuindo para perpetuação da pobreza e a reprodução das desigualdades sociais. Além disso, pesquisas apontam a existência de uma estreita relação entre o trabalho infantil e a pobreza. De acordo com esses estudos, famílias mais vulneráveis tendem a empregar mão de obra infantil em suas lavouras, comércios e em serviços domésticos não remunerados. Esses mesmos estudos mostram que as taxas de trabalho infantil aumentam em regiões afetadas por secas, inundações e más colheitas, pois, para amenizar os danos econômicos sofridos, as famílias acabam utilizando seus filhos como mão de obra. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete