15.1 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Manezinho cobra campanha de coleta de Lixo Eletrônico em Caarapó

2017-06-14 13:05:00

O vereador Manoel Batista de Souza o “Manezinho” (DEM) apresentou indicação endereçada ao prefeito municipal Mário Valério (PR), com cópia ao Departamento de Meio Ambiente, para que implantem uma campanha de conscientização e um sistema de  coleta de Lixo Eletrônico na sede do município e distritos.

De acordo com o vereador proponente, é comum as famílias realizarem o descarte de equipamentos eletrônicos junto com o lixo doméstico, e que às vezes, não são retirados pelo caminhão coletor de lixo devido os riscos de acidentes, “como é o caso de TVs e monitores que computadores que acabam quebrando e podem provocar pequenos acidentes”, disse  Manezinho.

O vereador explica que o Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos – tais como aparelho de DVD, aparelhos de telefone sem fio, caixinha de som MP3, pilhas, baterias, câmera fotográfica, aparelho de celular, componentes de computador entre outros.  

“Com o elevado uso desses equipamentos eletrônicos no mundo moderno, o descarte deste tipo de lixo tem se tornado cada vez mais comum, oque acaba se tornando um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados” esclarece.

Na indicação, Manezinho propõe o município crie pontos e estabeleça os dias de descarte desse lixo para que os caminhões passem recolhendo. “Acredito que esse trabalho pode envolver também os alunos da rede municipal e estadual, usuários domésticos, comércios, oficinas de montagem e manutenção, entre outros, e assim, iniciarmos o processo de conscientização constante para dar destino correto ao Lixo Eletrônico”, finalizou Manezinho.

O vereador ainda apresentou documento à Secretaria Municipal de Obras e ao Departamento Municipal de Trânsito, solicitando que viabilizem a construção de um canteiro para dividir a pista da Av. 7 de Setembro, defronte a Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos. A proposição do parlamentar visa  evitar os riscos de acidentes com os alunos em frente à escola.

“Na hora de buscar os filhos muitos pais acabam estacionando os veículos de forma desorganizada  que oferece risco de acidentes”, alerta Manezinho.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete