32.8 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Mário Valério e vereadores recebem unidade odontológica móvel para Caarapó

2017-06-12 14:13:00

O prefeito Mário Valério, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, André Nezzi, e os vereadores Alécio Soares e Marinalva de Souza Faria da Costa, receberam na manhã de sexta-feira, em Dourados, uma unidade móvel odontológica e materiais médico hospitalar para atender a comunidade indígena da aldeia Te’Yikuê, em Caarapó. 



A ação ocorreu no barracão da Funai (Fundação Nacional do Índio) no interior da reserva Jaguapiru. As unidades móveis pertencem ao programa Brasil Sorridente, do Governo Federal. 



Conforme Edenilson Canale, coordenador da Saúde Indígena de Mato Grosso do Sul, os investimentos contribuirão para fortalecer a saúde básica na reserva indígena e com mais condições para um atendimento de melhor qualidade nos postos, além da maior oferta dos medicamentos em geral que também foi possibilitada e terá um impacto positivo ainda na diminuição do índice de mortalidade infantil.

 

As equipes de Saúde Bucal atenderão nas unidades móveis odontológicas equipadas para atendimentos como extração, profilaxia, restauração, raspagem periodontal, entre outros, sendo que estas contam inclusive com gerador próprio de energia.



“Será um grande diferencial para atender a nossa comunidade, com a importante ação de poder atender até os pontos mais distantes e até mesmo idosos ou pessoas que contem com alguma deficiência e tenham dificuldades para sair de casa e buscar este atendimento”, disse o prefeito Mário Valério.

 

Na oportunidade, a ‘parceria’ da prefeito com a aldeia foi elogiada pelo vereador e representante indígena da comunidade, Alécio Soares. “Estou muito feliz, pois o prefeito Mário tem olhado as condições de nossa comunidade em todas as áreas como educação e saúde” , disse.



                                                   ""



O prefeito Mário Valério agradeceu o empenho do deputado federal Geraldo Resende na busca dos recursos para os materiais e veículo entregues que, segundo ele, vão ser de muita valia. 



“A principio as vans vão atender, onde ainda não tem o serviço”, explica, acrescentando que o veículo contará com um dentista, auxiliar de saúde bucal e o motorista.



Para o presidente do legislativo caarapoense, André Nezzi, essa é mais uma parceria entre Poder Executivo e Legislativo, com apoio do deputado federal Geraldo Resende, que vai beneficiar a população. “A ação ampliará o acesso dessa população à atenção odontológica qualificada, levando aos locais que têm dificuldade de acesso aos serviços de saúde. ”, disse.



Como funciona – As Unidades Odontológicas Móveis contam com um consultório odontológico equipado com cadeira, kit de aparelhos, refletor, amalgamador e fotopolimerizados, raio-x odontológico e autoclave para esterilização do material.



Conforme o órgão, todas as vans tem ar-condicionado, pia para lavagem das mãos, reservatórios de água, armários para armazenagem de material e, acoplado ao veículo, uma carroceria que carrega um gerador, responsável por fornecer energia a unidade móvel.



                                      ""

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete