23.3 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Naviraí discute Plano de Mobilidade Urbana

2017-06-05 10:26:00

Aconteceu na noite da última terça-feira (30), contando com a presença de representantes de bairros, do comércio, de sindicatos, do poder público, das instituições de ensino, a 1ª Audiência Pública do Plano de Mobilidade Urbana.

De acordo com a gerente de obras e presidente do Conselho da Cidade de Naviraí (CONCIDADE), Ana Paula Krambeck, vários pontos de vista foram colocados e são muito importantes para que a Gerência Municipal de Obras. “Mesmo que muitas vezes não concordemos com os pontos de vista apresentados, é importante que as pessoas opinem e que os assuntos possam ser debatidos” destacou Ana Paula.

Nessa 1ª audiência foi apresentado o Plano de Mobilidade Urbana, iniciado em 2015, montado pelo Concidade, e agora está sendo exposto à população para ser discutido a respeito das problemáticas existentes e assim, se tomar rumos e caminhos que proporcionem uma melhoria na mobilidade da cidade.

O Plano de Mobilidade Urbana é uma obrigatoriedade do Governo Federal e ele contempla o pedestre, o ciclista, o automóvel, os caminhões de carga pesada e, num futuro próximo o transporte coletivo também.

Ana Paula adiantou que essa discussão dará a rota e as expectativas que a população deseja não só de imediato, mas também a médio e longo prazo.

Para o engenheiro eletricista e coordenador da Câmara Setorial de Mobilidade Urbana João Ricardo Somensi, o referido plano após levantamento, pesquisa e diagnóstico, tratará das seguintes diretrizes, estratégias e ações: a) Demandas da Mobilidade Urbana: Acessibilidade de Calçadas e Pedestrinização; Questões Pontuais do Sistema Viário e Trânsito; Estacionamento na Área Central; Regulamentação do Transporte de Cargas e Fretamento; b) Antecipação do Planejamento das Tendências de Médio e Longo Prazo: Criação de Sistema Cicloviário; Diretrizes para Sistema de Transporte Coletivo Urbano; Revitalização de Vias de Importância Histórica.       

O Plano de Mobilidade Urbana ainda será discutido em mais duas audiências públicas a serem previamente divulgadas, onde a participação da sociedade é de extrema importância.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete