18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Itaquiraí discute as potencialidades turísticas e o Uso Público da Praia da Amizade e Parque Nacional Ilha Grande

2017-05-31 13:01:00

Roney Minella

Teve início na manhã dessa terça-feira (30), a Oficina do Turismo de Itaquiraí. O evento está sendo realizado no Centro Conviver e prossegue até quinta-feira, dia 1º de junho. O evento está sendo realizado pela Prefeitura de Itaquiraí, Departamento de Meio Ambiente, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência (Coripa), o Consórcio Intermunicipal dos Municípios do Cone Sul (Conisul), e a Câmara de Vereadores de Itaquiraí.

O prefeito Ricardo Fávaro Neto (PSDB), o vice-prefeito Mano Severo, presidente da Câmara Edilson Luiz Pereira, o Chefe do PNIG (Parque Nacional Ilha Grande) Romano Pulzatto, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Anderson Francisco da Silva, e a Diretora Municipal de Meio Ambiente Taís Nascimento, fizeram a abertura do evento.

Prestigiam o encontro, o Gestor do Parque Estadual das Ilhas e Várzea do Rio Ivinhema, Reginaldo de Oliveira; os vereadores de Itaquiraí, Nei Portela, Joel Cardoso, Varley Fávaro, Diuquéblea Ismail e Antônio Zuza. De Naviraí a Gerente do Núcleo de Unidades de Conservação Cátia Vivian Borges e Priscila Volpato da Gerência Municipal de Desenvolvimento Econômico. Representantes dos municípios de Eldorado e Mundo Novo, analistas ambientais Pablo e Fernando do ICMBio, a secretária executiva do Coripa, Naiara Raposo Olivo, dentre outras autoridades, ambientalistas e pessoas interessadas no tema.

“Vamos discutir aqui, como pauta principal, a revisão do Plano de Uso Público e Manejo do PNIG – Parque Nacional Ilha Grande e as Potencialidades Turísticas de Itaquiraí e dos municípios vizinhos”, afirmou o secretário de Desenvolvimento e Turismo de Itaquiraí, Anderson Zuza. “Decidimos fazer o encontro em Itaquiraí porque o município está centralizado do PNIG, porém, o convite se estende aos municípios lindeiros ao rio Paraná”, explica o ambientalista federal, Chefe do Parque Nacional Ilha Grande, Romano Pulzatto Neto.

O prefeito Ricardo Fávaro após dizer que tratava-se de um aprendizado a Oficina de Turismo, apontou a premente necessidade de se detectar o potencial turístico de Itaquiraí. “Este trabalho servirá para direcionar o trabalho no âmbito de nossa gestão, para que possamos direcionar ações de preservação e, ao mesmo tempo, de desenvolvimento sustentável, prevendo até mesmo a urbanização ecológica. Aliás, já temos como meta criar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para que possa buscar desenvolver todas as ações ambientalistas, sobretudo, visando ampliar o ICMS Ecológico de Itaquiraí. Além disso, já estamos atuando para melhorar o acesso a Praia da Amizade e ao Parque Nacional Ilha Grande, pois, reivindicamos ao governador do Estado a pavimentação da MS-488”, afirmou o prefeito que aproveitou para convocar o apoio de todos os vereadores para que apresentem sugestões para o ecoturismo de Itaquiraí.

O Plano de Manejo do PNIG que começa a ser revisado hoje no âmbito de Itaquiraí, Naviraí, Eldorado e Mundo Novo, contém as definições dos locais e regras para a visitação no interior do Parque Nacional Ilha Grande. Há a necessidade de revisão, pois, a natureza se transforma constantemente para visitação ordenada. A revisão está à cargo das Câmaras Temáticas de Turismo e Revisão de Manejo, ambas integrantes do Conselho Consultivo do PNIG, além de fóruns com representantes da sociedade, que, de alguma forma se relaciona com a unidade de conservação.

“Consideramos este evento importante porque desta forma poderemos integrar o município de Itaquiraí definitivamente à visitação ao Parque Nacional Ilha Grande. Ao mesmo tempo, é a oportunidade que temos para ampliar o turismo ecológico e o desenvolvimento socioeconômico da população, através de novas atividades ligadas ao ecoturismo e geração de empregos”, analisa o prefeito Ricardo Fávaro Neto.

“As oficinas permitirão apontarmos alternativas e recebermos sugestões e manifestações daqueles que querem explorar alguma atividade neste que é o setor que tanto cresce no país. Por outro lado, estas oficinas marcam o início das comemorações da Semana do Meio Ambiente”, anunciou a diretora de Meio Ambiente, Tais Nascimento.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete