32.8 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vereador Alécio pede a perfuração de poços artesianos na Tey’ikuê

2017-05-31 14:18:00

O vereador Alécio Soares (PSDB), em busca de oferecer melhorias à comunidade indígena, encaminhou indicação ao  coordenador distrital de Saúde Indígena – Edmilson Canale,  solicitandoque viabilize a perfuração de dois poços artesianos na Aldeia Indígena Tey’ikuê.

O vereador argumenta que sua proposição visa sanar um antigo problema na Aldeia Indígena Tey’ikuê que é a insuficiência de água potável para consumo diário. No documento encaminhado ao gestor da Saúde Indígena, o vereador pontua que os poços artesianos existentes na comunidade abastecem apenas 40% das residências.

“Além disso, são constantes as interrupções no fornecimento de água, fazendo com que muitos moradores consumam água de poço comum ou recolhida em rios e represas. Nossa preocupação é exatamente isso, pois as famílias ficam expostas a riscos de contaminação por agrotóxicos ou verminoses”, alerta o parlamentar que é o principal representante da comunidade indígena no Legislativo de Caarapó.

O vereador Alécio ainda apresentou outra indicação que visa melhorar a vida da comunidade indígena. O parlamentar endereçou  documento  ao prefeito municipal Mário Valério (PR) e à  Secretaria Municipal de Obras e Serviços, solicitando que viabilizem junto ao setor competente, a instalação de braços com luminárias em frente às Escolas da Aldeia Indígena Tey’Ikuê, bem como dos postos de Saúde e das igrejas que já possuem postes.

 O propositor afirma que muitos têm reclamado da escuridão nestes pontos. “Precisamos oferecer mais segurança aos moradores que transitam no período noturno para irem à igreja ou escola, além disso, vamos valorizar o aspecto visual de nossa comunidade”, cobrou o vereador Alécio.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete