32.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Atualização do Mapa Turístico Brasileiro começa hoje em MS

2017-05-12 21:01:00

A partir desta sexta-feira (12.05) até o dia 29 de maio, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), percorrerá regiões turísticas do Estado para se reunir com empresários do setor e órgãos oficiais do turismo.

O principal objetivo das reuniões é fazer a atualização do Mapa Turístico Brasileiro, ferramenta importante para definir a estratégia de atuação do Ministério do Turismo (MTur) na formulação das políticas públicas para o setor. Os técnicos da Fundtur apresentarão os critérios exigidos pelo MTur e pela Fundtur para os município que queiram estar inseridos no mapa. Entre eles, estão a existência e efetiva atuação de um Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Segundo o diretor presidente da Fundtur, Bruno Wendling, a ação de atualização é fundamental no processo de ordenamento dos territórios turísticos do estado e, principalmente, no planejamento das ações tanto da Fundtur quanto das próprias regiões. "É importante que essa atualização aconteça com critérios e objetivos e que contemplem os municípios organizados, que desejam e tenham condições de trabalhar a atividade turística, para que tenhamos de fato o mapa turístico do estado inserido no mapa brasileiro", ressalta.

Além da atualização do Mapa Turístico Brasileiro, serão apresentadas as linhas de atuação da Fundação de Turismo 2017/2018: profissionalização da gestão (estadual e municipais), fortalecimento das instâncias de governança, inovação e diversificação da oferta turística, posicionamento de mercado e pesquisa. Também será abordada a terceira fase do Sistema de Classificação dos Municípios (Semear / Nascer / Frutificar / Colher), que começou em 2013 e passará por uma reformulação em 2017.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete