26.8 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Programa Nacional de Controle do Tabagismo realizado pela Saúde de Itaquiraí tira mais pessoas do cigarro

2017-04-28 18:59:00

Roney Minella

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaquiraí iniciou no dia 11 de abril, mais uma turma no Programa Nacional do Controle do Tabagismo, através do Programa Municipal Antitabagismo, numa ação da equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). O trabalho consiste em realizar tratamento terapêutico com adesivos de nicotina, além de encontros semanais, tendo como objetivo final que as pessoas assistidas parem com o uso do cigarro.

Na terça-feira (25), o Programa Antitabagismo contou com a presença do cirurgião dentista, Renato Pacola, odontólogo da rede municipal de ensino de Itaquiraí. Ele proferiu a palestra “Tabagismo e Odontologia”, abordando temas como a prevenção e orientação para prevenir o câncer de boca, garganta e pulmão, bem como os cuidados essenciais para uma saúde bucal adequada.

“Em todos os encontros, reuniões e palestras, informamos que fumar é altamente prejudicial, pois, o cigarro provoca muitos malefícios à saúde humana. Porém, deixamos claro que é possível parar de fumar, e através do programa apresentamos formas de combate ao uso do cigarro e, principalmente, garantimos o apoio e ajuda em grupo para que os usuários parem de fumar”, explica a coordenadora do programa, enfermeira do NASF, Franciele C. N. Gandolfo.

A equipe já comemora o resultado obtido com mais esta turma, onde, das 17 pessoas que realizaram o acompanhamento e tratamento, 13 delas já pararam totalmente de fumar. “Nossa meta é garantir que todos abandonem o vício, por isso, ainda estamos atuando junto às outras quatro pessoas que ainda não pararam, para que vençam esta batalha contra o tabagismo e, sobretudo, por uma vida mais saudável e com mais saúde”, aponta Franciele.

Por sua vez, a enfermeira do Nasf, Jéssica Melo, informa que o Programa Nacional do Tabagismo, realizado em Itaquiraí através do Programa Municipal Antitabagismo, já está preparando a formação da próxima turma. Os interessados deverão procurar mais informações junto à equipe da Secretaria Municipal de Saúde, no antigo prédio do INSS – orienta a enfermeira.

“A Prefeitura de Itaquiraí, por decisão da Administração Nosso Rumo é para Frente, está desenvolvendo este e outros programas de prevenção objetivando sempre melhorar a saúde das pessoas. Investimentos estão sendo feitos tanto em campanhas como em ações de combate aos causadores de doenças. Aliás, desde a primeira gestão do prefeito Ricardo Fávaro, a Saúde é prioridade número um em Itaquiraí e continua sendo neste atual mandato”, pontua o secretário municipal de Saúde, Marcelo Batista Rosa.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete