17.1 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

União reconhece situação de emergência declarada pelo município de Coronel Sapucaia

2017-04-22 12:25:00

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, reconheceu a situação de emergência nas áreas descritas no Formulário de Informações do Desastre (FIDE), no qual consta o município de Coronel Sapucaia.

O reconhecimento ocorreu por meio da Portaria nº 50, de 19 de abril de 2017 e publicada na edição desta quinta feira (20), do Diário Oficial da União (DOU), e é assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Renato Newton Ramlow.

A homologação da situação de emergência pelo Governo Federal deu-se em razão dos estragos provocados pelas fortes chuvas que vem ocorrendo desde o início do ano de 2017, (Conforme CEMTEC houve acúmulo de 334 mm de chuva entre Fevereiro e Março de 2017), principalmente nos meses de Fevereiro e Março, em que o município veio a decretar a situação de emergência no município conforme o Decreto Municipal nº 40 de 23 de Março de 2017.

O reconhecimento é o primeiro passo para que a prefeitura possa receber apoio do governo federal para ações de socorro, assistência à população e recuperação de danos causados por desastres naturais.

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, para ter acesso a recursos materiais e financeiros de auxílio emergencial, os municípios devem apresentar um relatório com o diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR).

Após análise técnica por equipes da Defesa Civil Nacional, o Ministério define o valor do recurso a ser disponibilizado.

Conforme a portaria, para o reconhecimento de situação de emergência pela União, foram analisados vários documentos municipais como FIDE (Formulário de Informações do Desastre), DMATE (Declaração Municipal de Atuação Emergencial), Parecer Técnico municipal e Estadual, Laudo Ambiental, Relatórios Fotográficos, Laudo Meteorológico, sendo que os relatórios municipais foram desenvolvidos pela  Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil do Município,  dirigidas pelo Coordenador Celso Ricardo M. Ferreira, e Primeiro Secretario (Anderson Brites). Também houve apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (principalmente com maquinários), do Diretor de Meio Ambiente (Kaique Ferreira) e principalmente pela equipe técnica da CEDEC/MS representada pelo tenente Jéferson Aparecido Albuquerque.

 

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete