20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Manezinho quer implantação de CMEI na Reserva Indígena

2017-04-14 11:02:00

O vereador Manoel Batista de Souza o “Manezinho” (DEM), encaminhou indicação à Secretaria Municipal de Educação e Esportes, para que viabilize estudos no sentido de implantar um Centro de Educação Infantil (CMEI) na Reserva Indígena Tey’ Kuê em Caarapó.

 

Em sua proposição, o vereador justifica  que há uma necessidade de oferecer educação infantil para comunidade indígena. Manezinho pontua que o atendimento desta indicação vai proporcionar à criança indígena a inclusão no processo de pré-alfabetização, aumentando consideravelmente suas condições de aprendizagem ao ingressar no ensino fundamental.

 

“Além de oferecer o processo de pré-alfabetização, os pais ainda terão um local seguro para deixar seus filhos quando for trabalhar”, argumenta.

 

Ao fazer uso da tribuna o parlamentar afirmou que não seria necessária a construção de um espaço para a implantação do CMEI. “Estive na reserva recentemente é verifiquei que a escola da Missão está fechada, inclusive, as pessoas de uma igreja é que fazem a manutenção do local – nossa proposta é que esta escola possa ser estruturada e transformada em um Centro de Educação Infantil”, justificou.

 

 Mais indicações

 

O vereador Manezinho também  solicitou Secretaria Municipal de Obras, para que promova uma campanha social a fim de conscientizar a população da importância de manter a cidade limpa. O proponente ressalta que um dos principais problemas enfrentados no município é a destinação final dos resíduos –  os quais são evidenciados pela crescente produção causa a poluição do solo, do ar e da água, além de proliferação de vetores veiculando doenças.

“Esta indicação visa acabar com a grande quantidade de lixos nas ruas e terrenos baldios, mantendo assim nossa cidade limpa. Por esta razão será necessário desenvolver ações na comunidade, conscientizando a mesma a cooperar com a limpeza pública, pois assim terão a sensibilidade e acessibilidade aos trabalhos realizados em cada bairro”, cobrou o parlamentar.

 O Vereador ainda apresentou indicação  solicitando ao prefeito Mário Valério (PR), que  que viabilize a pavimentação asfáltica por meio do sistema comunitário  nas  ruas dos bairros Jatobá, Adonai e Moriá. “O lençol freático em alguns pontos é baixo e a ausência do asfalto em algumas ruas ocasiona muitos transtornos à população, que sofre com a poeira nos dias secos e com o barro nos dias chuvosos”, disse Manezinho.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete