21.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Naviraí participa da reunião do Conselho Consultivo do Parque Nacional de Ilha Grande

2017-04-13 13:02:00

No dia 16 de março, representantes da Prefeitura Municipal de Naviraí participaram da reunião do Conselho Consultivo do Parque Nacional de Ilha Grande, realizada na cidade de Mundo Novo. A reunião teve como pauta assuntos relevantes a boa gestão da referida Unidade de Conservação, além da posse dos novos conselheiros, onde o gerente Municipal de Meio Ambiente, Astolfo Carlos Mendes, assumiu a titularidade do município de Naviraí.

O parque é uma Unidade de Conservação de proteção integral e possui 76.033,12 hectares de área, encampando todas as ilhas e ilhotas desde o Reservatório de Itaipu e a foz do rio Piquiri até a foz dos rios Amambai e Ivaí, no rio Paraná, dentre as quais as maiores são as ilhas Grande, Peruzzi, do Pavão e Bandeirantes. A área do parque também inclui as várzeas e planícies de inundação, situadas às margens do rio Paraná, as águas lacustres e lagunares e seu entorno e o Paredão das Araras.

O Parque Nacional de Ilha Grande foi criado através do decreto sem número emitido pela Presidência da República em 30 de setembro de 1997. Sua administração cabe ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), sendo o chefe da Unidade o Sr. Romano Pulzatto Neto, o qual realiza ações em parceria com os municípios que abrangem área do parque, sendo Altônia, Guaíra, Alto Paraíso, São Jorge do Patrocínio e Icaraíma no estado do Paraná e Naviraí, Itaquiraí, Eldorado e Mundo Novo no Mato Grosso do Sul.

O município de Naviraí abrande 21 ilhas, com área total de 6.585 hectares, com destaque para a Ilha Bandeirantes, que é uma das maiores do parque. A gestão dessa área é realizada pelo ICMBio, em conjunto com a Gerência de Meio Ambiente, por meio do Núcleo de Unidades de Conservação.

O Gerente Astolfo relatou que já a alguns anos o município vem realizando ações no local, como colocação de placas de identificação e conscientização ambiental, retirada de espécies exóticas e também de construções irregulares, bem como a realização do Projeto Rio Mais Limpo, que visa a retirada de lixo e entulhos do local. Afirma que atividades serão intensificadas a fim de garantir maior proteção à área. Ressalta também a importância da Polícia Militar Ambiental, a qual realiza ações de fiscalização a fim de inibir atos danosos a esse local de relevante beleza natural e rica em biodiversidade.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete