21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Naviraí é representada em Seminário de odontologia pública de MS

2017-04-12 12:22:00

O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul – CRO-MS promoveu nos dias 07 e 08 de abril o Seminário de Odontologia Pública de Mato Grosso do Sul, e dentre os palestrantes a Coordenadora de Saúde Bucal de Naviraí, Katia Akemi da Rocha Ujihara Salem, foi convidada para expor novamente o trabalho desenvolvido em Naviraí.

No Seminário foram discutidos vários assuntos da Odontologia, com o objetivo de direcionar frentes de trabalho dos próximos anos e trocas de experiências entre coordenadores de saúde bucal e secretários de saúde.

Os palestrantes convidados para as palestras foram: Marcia Malacrida – Coordenadora Estadual de Saúde Bucal, Rogério Marcio A. Solto – Secretário de Saúde de Coxim, Antonio João B. Daniel – Coordenador de Saúde Bucal de Campo Grande, Zacaria Yahya M. Omar – Ex Coordenador de Saúde Bucal de Corumbá, Norberto Fabri Junior – Secretário de Saúde de Nova Andradina e Luiz Henrique Mandetta – Deputado Federal – Ex Secretário de Saúde de Campo Grande.

A coordenadora de Naviraí foi convidada para falar sobre o tema “Conquistas e Desafios na Saúde Bucal de Naviraí para um SUS com Melhorias do Acesso e Qualidade das Atenções”, onde foi discutido desde a fluoretação da água de abastecimento, organização da saúde bucal na atenção primária, secundária, terciária, organização dos processos de trabalho, com normas, protocolos e formulários implantados, almoxarifado odontológico e independência do setor de compras, formação de profissionais TSB e ASB, PMAQ – avaliação da odontologia acima da média e muito acima da média, levantamento epidemiológico da cárie muito baixo, o que demonstra efetividade da promoção e proteção da saúde bucal dos escolares, a conquista do Prêmio Brasil Sorridente e outros.

O município de Naviraí, pelo trabalho organizado há 12 anos pela coordenadora tem seu destaque, valorização e reconhecimento pela Coordenação do Estado de Saúde Bucal, pelo CRO-MS e tem sido referência para outros municípios do Estado. Kátia também já participou, a convite dos coordenadores de saúde bucal do estado, de duas oficinas em Campo Grande uma 2011 e 2016, e do terceiro encontro sul-brasileiro de odontologia em Curitiba em 2013, onde conquistou o prêmio Brasil Sorridente.

Segundo Kátia todas as unidades pertencentes ao setor de odontologia do município estão funcionando com todos os insumos e medicamentos, e sempre atendendo os usuários da melhor forma possível.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete