19.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Valdirenre Soligo busca meio milhão para construção de Centro de Equoterapia e Hidroterapia

2017-04-11 07:02:00

Joelso Gonçalves
 

Aral Moreira poderá ter um moderno e completo Centro de Equoterapia e Hidroterapia para atender as crianças e jovens com problemas de necessidades especiais, entre outros usuários . Pelo menos essa é a vontade da vereadora Valdirene Soligo, do PSD, que já vem articulando junto às autoridades federais no sentido de viabilizar recursos para a construção do empreendimento, que será um importante instrumento de reabilitação de pessoas com algum tipo de deficiência ou necessidades especiais, bem como um meio fisioterápico na prevenção e no tratamento de diversas patologias, proporcionando, assim, melhoria na qualidade de vida desses pacientes.

 

E, um dos parceiros que o município poderá ter para a concretização desse importante projeto é o deputado Federal Luiz Henrique Mandetta, que também é médico e tem se destacado no Congresso Nacional por sua atuação em prol da saúde de Mato Grosso do Sul.

 

No decorrer dessa semana, Valdirene Soligo encaminhou, em conjunto com o vereador Alci Paim, oficio ao deputado cobrando a viabilização de uma emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil para a construção do novo espaço.

 

Segundo Valdirene a solicitação para a construção de um Centro de Equoterapia tem como objetivo propor um espaço próprio e adequado aos pacientes que praticam esse importante instrumento de reabilitação na APAE, tendo em vista que, atualmente, as aulas de equoterapia vêm sendo realizadas em um espaço dentro do próprio Sindicato Rural, cedido pela diretoria da entidade.

 

“Para que conseguirmos cadastrar esse centro na Ande Brasil (Associação Nacional de Equoterapia) nós precisamos ter um terreno próprio e adequado, com galpão, entre outras benfeitorias” reiterou ela, ao salientar a importância do Projeto de Equoterapia. “A ação é uma importante ferramenta de reabilitação, de educação e de inserção social para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência e ou necessidades especiais, que frequentam a APAE”.

 

“Atualmente, são pelo menos 8 pacientes que fazem as atividades de Equoterapia na APAE, e temos acompanhado que esses pacientes especiais tem demonstrado um maior e  melhor desenvolvimento no tratamento e na coordenação motora” afirmou Soligo.

 

Valdirene Soligo salientou ainda a necessidade desse espaço nos dias de chuva e, agora no período de inverno. “Em dias de chuva e nesse período de inverno as atividades de Equoterapia são suspensas por conta do frio e as neblinas. E essas “pausas” interfere drasticamente no desenvolvimento e tratamento desses pacientes” acrescenta.  

 

Com relação ao Centro de Hidroterapia, Valdirene Soligo ressalta que a modalidade tem como objetivo auxiliar na reabilitação física e motora de pacientes lesionados. Ela afirma que esse espaço pode ser utilizado no atendimento de outros gêneros.

 

“A fisioterapia na água já é empregada no tratamento de desvios posturais (escoliose, lordose, etc…) e da melhora da marcha, em caso de dificuldade respiratória, problemas neurológicos e ortopédicos, dentre outros”ressalta “Além dos pacientes da APAE, a realização de exercícios específicos em piscina coberta e aquecida poderá abranger outros gêneros, como gestantes, idosos e pacientes ortopédicos, entre outros” acrescentou Valdirene.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete