21.3 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Gerente de Saúde fala sobre vacinação H1N1 em Naviraí

2017-04-07 17:24:00

Em entrevista concedida ao Informe Municipal, o Gerente Municipal de Saúde Dr. Fábio Bonicontro explicou que, apesar da crise nacional que se abala sobre a saúde, aqui em Naviraí ela está sendo trata com muita responsabilidade. A administração municipal está tentando a regularização de muitos serviços que ainda encontram dificuldades de funcionamento pleno, além de procurar caminhos para promover uma melhor saúde para a população.

Segundo o gerente o funcionamento do laboratório municipal e a mamografia já estão regularizados. “Estamos agora viabilizando os insumos para que as cirurgias eletivas voltem a ser realizados, gradual no início, mas que no segundo semestre estará com atendimento pleno no Hospital Municipal”, disse Fábio.

Naviraí, como no Brasil, tem uma preocupação muito grande com a saúde dos cidadãos, principalmente no período de inverno com respeito ao vírus Influenza. Pensando nisso a gerência de saúde já esta trabalhando para promover a imunização dos grupos prioritários.

Na última quarta-feira (05) em uma conferência com o Secretário de Estado de Saúde Dr. Nelson Barbosa discutiu-se como Naviraí e os demais municípios do Estado agirão com relação à campanha de vacinação/2017. O secretário disse que o levantamento das doses indicadas para cada município é feita com base no número de vacinas feitas no ano anterior e, neste ano, haverá a inclusão de um novo grupo de risco onde 40 mil doses serão disponibilizadas para os professores que estão em salas de aula no Estado, estando previsto para Mato Grosso do Sul em torno de 700 mil doses, que serão distribuídas conforme a necessidade de cada município, e de acordo com um cronograma, efetuado em quatro etapas de aplicação para bem servir a população.

A 1ª etapa da vacinação começa no dia 17/04 e irá contemplar duas idades inicialmente: as crianças de 6 meses a 02 anos e também os profissionais de saúde que mantêm contato direto com os pacientes com o objetivo de evitar a proliferação da doença e assim o comprometimento da população. A partir da 2ª etapa, no dia 24/04, serão vacinadas as gestantes, as puérperas (mulheres que deram à luz recentemente) e as crianças menores de 5 anos de idade. Os idosos devem ser vacinados na semana seguinte e no dia 13 de maio, considerado o dia D da vacinação nacional, serão vacinadas todas as pessoas que pertencem aos grupos de risco. Por determinação do Secretário Estadual de Saúde, os grupos prioritários como os portadores de doenças crônicas, como diabéticos, hipertensos e indígenas também serão vacinados.

“É muito importante que tratemos dos doentes, mas também que evitemos que eles adoeçam. O trabalho de prevenção, a atenção básica e de profilaxia é fundamental e de suma importância para se obter êxito, desde medidas educativas, imunização, higiene, de acompanhamento, de controle das crônicas, planejamento familiar, enfim, são diversas ações no sentido da população não se tornar tão doente”, finalizou.              

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete