21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Itaquiraí realiza o Seminário Regional "Empoderamento e Empreendedorismo da Mulher como saída contra a violência”

2017-03-23 14:40:00

Roney Minella

A Prefeitura de Itaquiraí e a Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher estão realizando hoje (23-03), o Seminário Regional "Empoderamento e Empreendedorismo da Mulher como saída contra a Violência". O evento foi aberto pela coordenadora, Lucy Margarene Zampiva, pelo vice-prefeito Geovane Severo, e pelo presidente do Legislativo, vereador Edilson Luiz Pereira.

Prestigiam o evento que acontece durante todo o dia, no Plenário da Câmara de Vereadores "Vereador José Pasquini Fernades", a representante do Governo do Estado da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Rosana Leal, e a palestrante Aparecida Gonçalves. Participam a vereadora Diuquéblea Inês da Silva Ismail, única mulher com assento no Legislativo de Itaquiraí, a vice-prefeita de Mundo Novo, Rosária de Fátima Ivantes Lucca Andrade, e lideranças femininas representativas dos municípios de Naviraí, Iguatemi, Eldorado, Japorã e Itaquiraí.

A abertura foi precedida por apresentação de um grupo de meninas que dramatizaram a agressão sofrida pelas mulheres, como forma de alertar sobre a necessidade de todos atuarem contra a violência às mulheres. Posteriormente, a coordenadora Lucy Zampiva, fez a abertura oficial agradecendo a presença de todos. O vice-prefeito de Itaquiraí, Mano Severo, também manifestação apoio ao evento e destacou a presença da mulher e as lutas como fundamentais para uma sociedade mais justa.

O presidente da Câmara, Edilson Pereira, teceu elogios e relembrou conquistas, colocando o Poder Legislativo à disposição das mulheres para a consecução de leis que venham ao encontro dos anseios da classe feminina. Marcaram presenças os secretários municipais, Marcelo Rosa (Saúde), Virginia Cardoso (Assistência Social), Valdirene Salomão (Educação), Daniel Mamédio (Assuntos Institucionais), e os vereadores, Ney Portela, Antônio Zuza, Cícero do Táxi, Joel José Cardoso e Diuquébleia Ismail.

O Seminário realizado em Itaquiraí faz parte da campanha do Mês da Mulher que coloca o empreendedorismo como uma das formas de enfrentamento à violência doméstica. Batizada de “O protagonismo das mulheres sul-mato-grossenses”, a campanha trabalhará durante todo o mês de março em duas frentes: o empoderamento e o empreendedorismo feminino.

No tema empoderamento, o objetivo é dar às mulheres conhecimento acerca de seus direitos para que uma vez consciente ela (mulher vítima de agressão) possa buscar ajuda. No empreendedorismo, será o incentivo às mulheres (vítimas de violência) para que elas montem pequenas economias familiares, ou outra forma (de geração de renda), que possa garantir o sustento dela e o rompimento da dependência financeira com o agressor – explica a palestrante Aparecida Gonçalves.

A intenção do seminário é capacitar as mulheres da microrregião de Itaquiraí, que trabalham com vítimas de violência doméstica, para que possam fazer atendimento mais humanizado e especializado à sociedade. "Neste contexto, consideramos esta ação importantíssima como política pública para as mulheres", analisa a coordenadora local, Lucy Zampiva.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete