22.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vereadores de Aral Moreira participam de reunião com membros de conselhos de saúde em Ponta Porã

2017-03-20 15:21:00

Joelso Gonçalves

 

Aral Moreira (MS) – Com o objetivo de buscar o fortalecimento e propor a troca de experiências das Mesas Diretoras e as Secretarias Executivas nos Conselhos Municipais de Saúde, o Conselho Estadual de Saúde, por intermédio da Coordenação Estadual de Plenárias do Estado de Mato Grosso do Sul promoveu na manhã dessa sexta-feira, dia 17, em Ponta Porã, encontro com membros dos Conselhos Municipais de Saúde dos municípios que integram a Microrregião. Apenas os municípios de Antônio João e Paranhos não encaminharam representantes para participar da reunião.

 

Atendendo convite feito pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde de Aral Moreira, enfermeiro Alison– que também participou do ato – os vereadores Valdirene Soligo, Alci Paim, Carlinhos Marques e Ricardo Enfermeiro participaram da reunião, sendo os únicos parlamentares da microrregião presentes no encontro.

 

A reunião, que aconteceu no Núcleo Regional de Saúde, contou com a presença da Secretaria Estadual dos Conselhos Municipais de Saúde, D.Adilva, o coordenador Estadual/ Nacional de Plenárias, Pastor Pedro Macedo Granja e o promotor de justiça, Drº Gabriel.

 

O foco da reunião, segundo os vereadores, envolveu a atualização para os novos membros dos CMS, tendo em vista a troca de gestão em vários municípios, e o fortalecimento desses órgãos, já que os mesmos exercem um papel importante e fundamental na fiscalização da saúde nos municípios de sua jurisdição.

 

Os vereadores exaltaram a reunião e destacaram a importância dos Conselhos Municipais de Saúde. “A reunião foi de suma importância, pois grande maioria dos CMS estão sendo renovados e, essa capacitação se faz necessário para um maior fortalecimento desses órgãos, bem como para que esses novos membros tomem ciência da verdadeira função do CMS” ressaltam “O Conselho Municipal de Saúde desempenham um importante papel nos municípios, especialmente no que tange a saúde. Ele é responsável em fiscalizar os ato e ações das Secretarias Municipais de Saúde. Por isso, a importância de buscar um maior fortalecimento e integração desses agentes” acrescentou os vereadores.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete