32.7 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Ponta Porã: Nesta sexta-feira, Câmara discutirá reforma da previdência

2017-03-17 07:37:00

Um dos temas debatidos pelos vereadores da Câmara Municipal de Ponta Porã durante a sessão ordinária desta terça-feira, 14 de março, foi a reforma da previdência – PEC 287/2016.

Os vereadores agendaram uma audiência pública para debater o assunto. O evento está marcado para amanhã, sexta-feira, 17 de março, às 18 horas, no Plenário Isaac Borges Capilé.

O presidente da Câmara, Otaviano Cardoso juntamente com os demais parlamentares convocaram a população para discutir a reforma da previdência. "É de suma importância que todos venham, participem e opinem sobre o projeto, tendo em vista que esta mudança afetará a vida de todos os trabalhadores brasileiros. Se aprovada, os servidores precisarão cumprir a idade mínima de 65 anos, tantos homens como mulheres para ter direito a aposentadoria", disse Cardoso.

Em uso da tribuna livre, o presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (SIMTED) de Ponta Porã, Edivaldo Vieira, mencionou que caso a reforma seja aprovada, dificultará a aposentadoria e os demais benefícios. O trabalhador deverá começar a contribuir com 16 anos de idade e deverá ter 49 anos de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para receber o valor integral, quem se aposentar antes, receberá um valor proporcional. Outros problemas apontados como o fim da aposentadoria especial para professores e precarização da aposentadoria do trabalhador rural.

O presidente da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, Rony Lino e o presidente da Comissão de Saúde, Assistência Social e Seguridade Social, Adão Dauzacker, juntamente com os vice- presidentes e relatores disseram que o relator da PEC 287/2016, deputado federal, Carlos Marun (PMDB), estará presente na audiência pública. Além de Marun, também foram convidados outros deputados federais e estaduais para discutir a reforma.

Otaviano Cardoso também convidou a população para participar da audiência pública sobre a carga horária da língua espanhola nos estabelecimentos de ensino de Ponta Porã, que será comandada pelo presidente da Comissão de Educação, Ciência, Cultura, Esporte e Lazer, Dr. Daniel Marques, no dia 23 de março às 14 horas, no Plenário Isaac Borges Capilé.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete