26.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Gerente de Meio Ambiente e servidoras de Naviraí participam de oficinas do IMASU

2017-03-13 19:23:00

O Gerente de Meio Ambiente de Naviraí Astolfo Carlos Mendes e as servidoras, Camila Ferreira e Katia Borges estiveram recentemente  participando de duas oficinas de capacitação promovidas pelo IMASUL, sendo uma dia 26 de janeiro e a outra 24 de fevereiro deste ano em Campo Grande com o intuito de capacitar os gestores Públicos Municipais quanto ao Programa ICMS Ecológico, nos componentes de Unidades de Conservação, Educação Ambiental e Resíduos Sólidos.

O Programa ICMS Ecológico é um dos critérios para rateio do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), entre os municípios do Estado sobre o critério ambiental, dividido entre os municípios que tenham parte de seu território integrando Unidades de Conservação da natureza devidamente inscrita no Cadastro Estadual de Unidades de Conservação, terras indígenas homologadas, e aos municípios que possuam plano de gestão integrada de resíduos sólidos, sistema de coleta seletiva e disposição final de resíduos sólidos, devidamente licenciada.

O secretario adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (SEMAD), Ricardo Senna, na abertura das oficinas, informou aos participantes que o governo do Estado, por meio da Semade e do Imasul, trabalha na implantação de um modelo sustentável para o gerenciamento de Unidades de Conservação sul-mato-grossense, além de afirmar que:  “Temos a possibilidade de fazer das unidades de conservação uma alternativa de desenvolvimento econômico para os municípios e se nós não permitimos que essas nossas áreas tenham uso público intensificado, as pessoas não vão se sensibilizar, não vão entender a sua importância”, destacou o Secretário.

O Gerente Municipal de Meio Ambiente, Astolfo Carlos Mendes, lembrou que em nosso estado, Naviraí é o sexto município em arrecadação de ICMS Ecológico, enfatizando que a prefeitura esta alinhada com alguns objetivos, e que já esta em processo de implementação de novos projetos, que poderão contribuir para o aumento deste índice, possibilitando dessa forma, intensificar ainda mais os trabalhos voltados para a área ambiental.

Destaca também que o município possui seis Unidades de Conservação, sendo duas federais (Parque Nacional de Ilha Grande e APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná), duas estaduais (Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema e RPPN Santa Cecília) e duas municipais (Parque Natural Municipal de Naviraí e Parque Natural Municipal do Córrego Cumandaí), as quais são áreas de relevante beleza e com características especiais de uso, onde o município tem buscado trabalhar de forma a manter a proteção desses ecossistemas.

Para o prefeito de Naviraí, Dr. Izauri o fomento nessa área é de suma importância para a economia do estado e em especial ao munícipio de Naviraí com a abertura desses parque ao público e aos empresários que queiram explorar de uma frma sustentável na geração de renda e empregos, movimentando o ecoturismo em nossa região.

Dr. Izauri quando de sua participação em uma reunião na sede do Parque das Várzeas do Rio Ivinhema no mês passado, reivindicou ao secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico a abertura de uma estrada parque ligando o portal do Parque Municipal Vaca Branca ao Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema. Ricardo Senna  prometeu estudar a viabilidade da abertura da estrada, o que facilitará muito o acesso e deslocamento das equipes que trabalham e fiscalizam ambos os parques.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete