21.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

José Mário fala sobre funcionamento da Vigilância Sanitária de Naviraí

2017-03-09 11:03:00

Indagado sobre o funcionamento da Vigilância Sanitária do município de Naviraí o Dr. José Mário disse estar trabalhando bastante, percebendo que há muito a resolver os problemas do município. Adiantou que a área que mais sofre é a de controle de vetores, devido às condições climáticas que propiciam a proliferação de insetos especialmente o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus.

Segundo José Mário outro problema são os animais soltos nas ruas, mas com a colaboração das pessoas e empresários, que estão doando rações, fornecendo máquinas para recolher e enterrar animais, demonstrando querer melhorar nossa cidade, tornando-a uma cidade melhor para se viver e criar nossos filhos. “Recebemos a doação de dois cavalos, um de um produtor rural e outro da família Vieiro, que servirão para o auxílio dos serviços da Visa. As doações ajudam bastante diante dessa forte situação financeira que atravessamos que é do conhecimento de todos, e a vigilância sanitária só tem a agradecer a esses colaboradores”, destacou o gerente.

Ainda disse que a zoonose, doenças dos animais que são transmissíveis aos seres humanos, é uma realidade no município. “Visitamos algumas creches orientando sobre o bicho geográfico que se encontram na areia e quanto à vacinação antirrábica. Temos uma equipe de veterinários que estarão examinando aqueles animais com a suspeita de contaminação, e estes serão acompanhados por estagiários que serão fornecidos pela Unigran/Maxi Reino, efetuando as vacinações e outros procedimentos”, explicou José Mário.

No que se refere às doenças, acrescentou que o trabalho de educação é importantíssimo, podendo atuar de forma corretiva, mudando os conceitos a respeito dos animais e alertando do perigo de se ter um animal sem cuidados. “Temos pegado muitos animais soltos, desde o início de nossa gestão, como cavalos, cães e gado de criadores no entorno da cidade, orientando seus criadores sobre os perigos que estes causam à população” ressaltou defendendo a necessidade da criação de um Centro de Zoonose em Naviraí.

O gerente pede a população para que nos processos de alvarás de funcionamento, muitos deles vencidos, que necessitem da vigilância sanitária, que os interessados devem procurar a Vigilância Sanitária encaminhando suas documentações. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete