24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Tacuru implantará o Sistema Apostilado e Agrinho

2017-01-31 09:33:00

SISTEMA APOSTILADO – A Prefeitura de Tacuru, em articulação com a Secretaria Municipal de Educação, decidiram adotar  o projeto de Sistema Apostilado do IAB – Instituto Alfa e Beto.

Esta determinação foi tomada após análise dos resultados referentes ao IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), da Escola Municipal Profª Cecília Mutsumi Honda Perecin, além de estar fomentando a qualidade da educação básica, assegurando na meta 7 da Lei nº1.180/2015 do Plano Municipal de Educação.

O Projeto atenderá os alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, e a adoção do Sistema Apostilado do IAB teve como referência os grandes resultados alcançados pelo estado de Mato Grosso do Sul quando implantou o Projeto Além das Palavras.

Lembrando que o projeto não será expandido para as escolas da educação escolar indígena, considerando que há nas escolas indígenas formação continuada específica que direciona o processo de ensino aprendizagem na língua materna.

PROGRAMA AGRINHO – Na mesma essência, no enriquecimento e formas de melhor transmissão de conhecimento para os alunos, em parceria com o Sindicato Rural Patronal de Tacuru, as Redes Municipal e Estadual estiveram reunidas na ultima Sexta-Feira(20), na sede do Sindicato, para acompanharem a palestra sobre o Programa Agrinho e a inclusão do mesmo em nosso município.

ENTENDA O PROGRAMA AGRINHO: É um programa de responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MS) e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do sul (FAMASUL), desenvolvido em parceria com o Governo Estadual e com as Prefeituras por meio das Secretarias Municipais de Educação, empresas e instituições públicas e privadas.

O programa iniciou as atividades em 2016 com 40 municípios parceiros, 348 escolas municipais e estaduais e previsão de atender 120 mil alunos durante o ano letivo.

O Agrinho tem como objetivo a complementação de atividades de aprendizagem para alunos do ensino fundamental, garantindo que, ainda na fase inicial de sua formação escolar, tenham contato com assuntos que os façam fortalecer a consciência ambiental e de relevância social promovendo uma educação crítica e reflexiva.

Participam do Programa crianças e jovens do 1º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública de ensino e seus professores.

A Coleção Agrinho está idealizada para contribuir na formação de alunos e professores pesquisadores, como sujeitos fazedores da história atual. Sua proposta explora a interdisciplinaridade na perspectiva de superar a mera transversalidade de conteúdos e temas. É composta por nove materiais destinados aos alunos e dois livros didáticos dirigidos aos professores.

Os materiais do aluno de cada ano escolar foram elaborados pelo Senar/PR e adequados para a nossa realidade objetivando agregar valores e potencialidades presentes em nosso Estado, por meio de temas e imagens regionais, marcando o nosso território cultural, ambiental, econômico e geográfico, fundamentais para o fortalecimento do sentimento de pertencimento às raízes sul-mato-grossenses.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete