24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Motoristas param e índios ficam sem atendimento no Cone Sul

2017-01-12 11:09:00

Vilson Nascimento

Sem receber os salários do mês de dezembro até o quinto dia útil de janeiro, conforme determina a legislação, os motoristas que prestam serviço ao Polo Regional da SESAI (Secretaria Especial de Saúde Indígena) em Amambai, cruzaram os braços nessa quinta e sexta-feira, dias 12 e 13 de janeiro.

Com a paralisação as equipes de saúde não puderam sair a campo e cerca de 16 mil índios de cinco aldeias e duas áreas de ocupação, divididas entre os municípios de Amambai, Coronel Sapucaia e Aral Moreira, ficaram sem atendimento.

Segundo os motoristas, a paralização, que só deve ser encerrada quando a situação for resolvida, é em virtude do não recebimento dos salários do mês de dezembro, que deveria ter sido pago até o quinto dia útil desde mês de janeiro, portanto sexta-feira da semana passada, dia 6, mas até esta quinta-feira, não havia sido realizado, mas a categoria também reclama de férias vencidas e do não repasse, por parte da empresa contratante, a Luger, co, sede em Campo Grande, do FGTS e do INSS há pelo menos três anos.

Segundo os motoristas, a direção da empresa teria se comprometido a pagar o salário de dezembro na terça-feira, dia 10, mas o pagamento não ocorreu, fator que motivou a paralização.

O Polo Regional da SESAI em Amambai conta com dezesseis motoristas e todos aderiram à paralisação.

Segundo a categoria, eles estão mantendo em atividade apenas o sistema de plantão para atendimento emergencial, o que corresponde a trinta por cento dos serviços, como manda a lei.

Pagamento sai nesta sexta, diz Luger

Em contato com departamento de pessoal da empresa Luger, cuja especialidade é voltada para a área de segurança, a reportagem do A Gazetanews foi informada que o pagamento dos salários referentes ao mês de dezembro seriam repassados aos motoristas nessa sexta-feira, dia 13 de janeiro, mas segundo os motoristas não foi realizado.

Segundo a Luger, a previsão divulgada pela empresa na realidade era que os salários seriam pagos no decorrer da semana e não especificamente na terça-feira passada.

Em relação ao INSS e o FGTS dos motoristas, o departamento de pessoal da empresa informou que o recolhimento está sendo realizado normalmente, porém de forma parcelada, tendo em vista um acordo firmado entre a Luger e a Caixa Econômica Federal.

Os funcionários contestam essa informação da empresa e reafirmam que o INSS e o FGTS não estão sendo repassados.

Além de Amambai, motoristas de outros polos regionais da SESAI na região também aderiram a paralisação, entre eles Iguatemi.

Matéria atualizada às 16h12 dessa sexta-feira (13) para acréscimo de informações

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete