17.1 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Caarapó realiza ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

2016-12-07 14:21:00

A prefeitura de Caarapó, através da Secretaria de Saúde, por meio do setor de Controle de Vetores, em conjunto com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), realizou no último dia 2, uma ação de combate ao mosquito  Aeds aegypti.

De acordo com o coordenador do Controle de Vetores, Pedro Vinícius  Cavalheiri Martins,  o trabalho que consistiu em panfletagem e adesivagem em automóveis no centro da cidade, teve como objetivo  principal, divulgar a intensificação do enfrentamento contra o mosquito Aedes aegypti. “Na ocasião a divulgação foi voltada para a população em geral visando à conscientização para que esta ajude a promover hábitos e práticas que venham a combater o mosquito”, observou.

Para o coordenador, o trabalho integrado com a população do município é extremamente importante.  “É importante atuar em coletividade, pois se todos tivermos o hábito de tirar pelo menos 5 minutos do dia para olhar o quintal de casa e tirar toda água parada já diminuiríamos em 80% os casos de dengue, zika ou chikungunya e ficaríamos livres dos irritantes mosquitos”, informou.

Martins disse ainda a reportagem do CaarapoNews, que neste ano segundo dados levantado no controle de epidemiologia do município, Caarapó teve 712 casos positivos de dengue e 2 casos de vírus zika. “Vale ressaltar que no município até o momento não tivemos caso de chikungunyia que também é transmitido pelo Aedes aegypti”, salientou.

Pedro informou também que desde o início deste ano, o controle de vetores com o apoio da prefeitura, vem se esforçando para manter a população em alerta com o mosquito Aedes aegypti que agora transmite três doenças, ou seja, a dengue, vírus zìka (causador da microcefalia em bebes de pacientes que estão gestantes) e chikungunyia. “Foram realizados, palestras em escolas estaduais e municipais, blitz educativa (em parceria com a Policia Militar), mutirão de limpeza em todo o município e distritos (em parceria com a Secretaria de Obras), coleta de pneus velhos em borracharias, panfletagem nas residências, e por ultimo em razão da mobilização nacional de enfrentamento ao Aedes aegypti que ocorreu no ultimo dia 2, realizou uma passeata juntamente com agentes comunitários de Saúde a entrega de panfletos e adesivagem em automóveis”, finalizou Pedro Vinícius Cavalheiri  Martins.

O Controle de Vetores de Caarapó é composto por 11 agentes de endemias que visitam seis vezes por ano cada imóvel do município, onde é divido por 11 áreas com um servidor prioritário para cada um. Também tem um laboratorista à disposição para fazer a identificação das larvas coletadas pelos agentes de endemias, um supervisor de área e um coordenador.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete