33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Câmara Municipal reprova contas de ex-prefeito em Tacuru

2016-12-01 21:44:00

Vilson Nascimento

A Câmara Municipal manteve o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MS) e rejeitou as contas do ex-prefeito, Dr. Cláudio Rocha Barcelos, em Tacuru.

A votação foi na sessão ordinária da Casa de Leis da segunda-feira, dia 28 de novembro.

Dos nove vereadores que compõe a atual legislatura no município, sete votaram pela manutenção do parecer do Tribunal de Contas e dois se abstiveram.

As contas rejeitadas são decorrentes de supostas irregularidades nos fundos municipais, de Investimento Social e de Saúde, referente ao exercício de 2007.

Procurado pela reportagem o grupo A Gazeta, Dr. Cláudio informou que vai recorrer da decisão.

Indefinição

Em Tacuru segue indefinido o resultado das eleições 2016 e ninguém sabe ao certo quem será o prefeito do município a partir do ano que vem.

Nas urnas, no dia 2 de outubro, venceu Cláudio Rocha Barcelos, mas a Justiça Eleitoral apontou como eleito o candidato que ficou em segundo lugar no pleito. O vereador Carlos Peleglini.

Isso ocorreu porque Dr. Cláudio teve a votação recebida considerada nula, tendo em vista que seu candidato a vice, o ex-vereador e empresário Adailton e Oliveira, teria em seu desfavor uma ação eleitoral transitava em julgada referente às eleições de 2012, onde ele também foi candidato a vice-prefeito de uma outra candidatura majoritária.

Dr. Cláudio e Adailton também estão recorrendo dessa situação, mas, segundo o ex-prefeito, ainda não tem nenhuma definição.

Na população o clima é de incertezas. Em momento Carlinhos Pelegrini seria o prefeito eleito, segundo a Justiça Eleitoral, mas ainda está sujeito decisão da Justiça devolvendo os votos anulados a Dr. Cláudio e Adailton ou até mesmo a nulidade das eleições de outubro e a realização de uma nova eleição.

Nesse caso o presidente da Câmara Municipal é quem assumiria interinamente a Prefeitura no dia 1 de janeiro de 2017 até que um novo prefeito seja eleito.

No caso de uma nova eleição, tanto Carlos Pelegrini como Dr. Cláudio, com a substituição do vice, poderiam disputar, mas para Cláudio Barcelos poderia surgir um novo obstáculo, caso o resultado da votação de segunda-feira (28) na Câmara seja mantido.

Acontece que parecer do STF (Supremo Tribunal Federal) abre precedente para a impugnação de candidaturas de candidatos que tiveram as contas rejeitadas pelos tribunais de contas e confirmadas pelas câmaras municipais.

Sem prefeito sucessor oficial para realizar a transição de governo, o Ministério Público Eleitoral (MPE), reivindicou que a atual gestão faça um relatório sobre o patrimônio do município para facilitar o trabalho da futura gestão.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete