24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Prefeitura de Itaquiraí e Agraer entregam mais um resfriador de leite, desta vez atendendo produtores da ASSOMAR

2016-09-15 08:07:00

Roney Minella
 
A parceria entre a Prefeitura de Itaquiraí e a Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), garantiu o atendimento de mais um grupo de produtores da agricultura familiar. Desta vez, entregaram um resfriador de leite com capacidade de 2.000 litros para a ASSOMAR – Associação dos Trabalhadores Rurais do Projeto de Assentamento Santo Antônio 8 de Março.
 
A solenidade informal de entrega do equipamento foi na tarde sexta-feira (09-09), no P.A. Itaquiraí, lote 113 do produtor Gilcélio de Oliveira, no local onde o resfriador foi instalado. A entrega foi feita pelo presidente da Agraer, Enelvo Felini e pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Anderson Francisco da Silva (Anderson Zuza), e pela coordenadora regional da Agraer em Naviraí, agrônoma Alessandra Afonseca.
 
Para garantir o atendimento da ASSOMAR, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Agraer local reivindicaram o equipamento à direção estadual da Agraer. O resfriador era imprescindível, pois, em outra ação articulada entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Agraer, foi liberado o PRONAF, que permitiu os agricultores familiares melhorarem o rebanho leiteiro e, através de projetos Gereleite e Itaquileite, aumentaram consideravelmente a produção de leite. “Mostramos este potencial e conquistamos mais este refriador”, explicou Anderson Zuza.
 
O presidente da Agraer, Enelvo Felini, além da direção regional, também estava acompanhado pelo coordenador local da Agraer, Daniel Pires Passos, técnicos Juvenal Marques de Brito, Adriano Schuffner, dentre outros. Também prestigiaram o ato diversos produtores assentados, sob a liderança do agricultor familiar Devair Fernandes, o Neguinho, presidente da ASSOMAR.
 
Felini afirmou que os agricultores familiares podem contar com o apoio da Agraer. “Acredito muito nesta parceria com a Prefeitura de Itaquiraí, com o Chefe do Executivo e com as secretarias municipais. Está dando certo e tem que continuar assim. Nossa proposta é que haja o desenvolvimento sustentável, por isso, aqui vai bem a produção de leite, somos testemunhas disso, por isso, Itaquiraí hoje é o maior produtor de leite de Mato Grosso do Sul, mas, é preciso ter o complemento para que o produtor possa ter melhor renda e consiga fixar a família no campo, com qualidade de vida”, recomendou o presidente da Agraer.
 
O presidente da ASSOMAR, Neguinho, falou em nome de todos os associados e fez sinceros agradecimentos, lembrando que esta não é a primeira vez que as reivindicações da associação é atendida. Por sua vez, o produtor Gilcélio afirmou que, a cada três dias, estão entregando a média de 400 litros de leite para o laticínio, observando que, hoje, o preço é de R$ 1,44 o litro entregue.
 
Para finalizar a visita ao P.A. Itaquiraí, Enelvo Felini e sua equipe conheceram as outras atividades produtivas do produtor Gilcélio. Na pequena propriedade foram plantados 8 mil abacaxis, cultivadas 4 mil covas de melancias, são criados frangos caipira e, os legumes já estão produzindo para a subsistência. “O agricultor tem que ter fartura. Investir na atividade que lhe dá lucro e, tendo de tudo um pouco, a vida vai bem. É isso que estamos vendo aqui. Por isso, está de parabéns, mas, pra melhorar ainda mais, os nossos técnicos estão à disposição para auxiliar”, disse Felini ao despedir dos agricultores do assentamento Itaquiraí.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete