21.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Mais 10 pessoas concluem o curso de operador de retroescavadeira em Itaquiraí

2016-09-01 21:00:00

Roney Minella

 

            Mais dez participantes concluíram na tarde de ontem (31), o curso de Operador de Retroescavadeira, oferecido pela Prefeitura de Itaquiraí. O curso foi realizado através de parceria entre o Município de Itaquiraí, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sindicato Rural Patronal de Naviraí, por intermédio da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher de Itaquiraí.

            A coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Lucy Margarene Rozo Zampiva, informa que o curso foi iniciado no dia 29 de agosto, com aulas teóricas e práticas ministradas pelo instrutor do Senar, David Bambil Dias. As aulas práticas aconteceram no parque de máquinas da Secretaria Municipal de Obras, com o apoio do secretário José Carlos Loro – Carlão.

            Segundo o instrutor David, os participantes tiveram informações de realizar manutenção básica de máquinas pesadas e operá-las, remover e drenar solos e executar construção de aterros, abertura de valas, canais e carregamento. “Inicialmente, passamos o conhecimento teórico quanto ao funcionamento correto do trator retroescavadeira, bem como demonstramos as técnicas de manuseios e operação deste equipamento e os seus mecanismos e sistemas, e como devem ser operados com segurança e perícia por parte do operador, que é o responsável por sua operação com produtividade e, sobretudo, a devida segurança. Posteriormente, cada um teve a oportunidade de executar na prática os conhecimentos obtidos durante as aulas”, observou Bambil.

            “Com a apresentação deste e outro curso que está em andamento, estamos cumprindo a determinação do chefe do Executivo Municipal de proporcionar cursos profissionalizantes, primeiro para garantir uma profissão para as pessoas, para que, capacitadas possam encontrar uma vaga no mercado de trabalho. Portanto, é o Município, o Senar, o Sindicato Rural de Naviraí e a Coordenadoria da Mulher, atuando em ações que resultam em benefício social e melhoria na qualidade de vida dos cidadãos”, afirma Lucy Zampiva ao defender a realização dos cursos profissionalizantes.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete