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quinta-feira, 18 de abril de 2024

Estrada da Balsinha passa a se chamar MS-290 e será pavimentada

2016-08-17 18:08:00

Após uma mobilização política liderada por Naviraí deputados Onevan de Matos (PSDB), Paulo Correa (PR) e Mara Caseiro (PSDB), e prefeito Léo Matos (PSD) que lutaram pela estadualização da Estrada da Balsinha, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) ficou sensibilizado e transformou a via em MS-290. Em ato contínuo, em sua visita ao município, na última sexta-feira (12), o governador Azambuja anunciou que já pediu os estudos para orçar a obra de pavimentação da via, para depois ordenar o processo de licitação. Segundo ele, em seguida expedir a ordem de serviços que deve beneficiar a economia de Naviraí e de vários municípios do Cone Sul.

O deputado Onevan de Matos buscou o apoio dos parlamentares da Assembleia Legislativa para aprovar o projeto de estadualização e, após o pedido dos membros dos poderes executivo (Prefeitura) e Legislativo (vereadores), conversou com o governador para agilizar o processo que deve beneficiar diretamente Naviraí, Iguatemi e Itaquiraí, e que pode se transformar em um corredor de exportação entre Nova Andradina e o Paraguai, ligando a MS-141, BR-163, MS-180 e MS-295.

ESTADUALIZAÇÃO

A Estrada da Balsinha, que interliga Naviraí, Itaquiraí e Iguatemi, foi estadualizada no final de 2014, após a mobilização política que envolveu prefeitos, produtores rurais, industrias, associações comerciais e a classe política do Cone Sul do Estado.

Na área a ser beneficiada é constante o sofrimento e quem precisa usar a via para escoar as produções de grãos, da pecuária, da cana e de leite. “As condições da Estrada da Balsinha eram péssimas e em tempos de chuva vários trechos ficavam intransitáveis”, relembra o industrial naviraiense Nelson Donadel, que ousou implantar a destilaria Dcoil, na área rural de Iguatemi, bem próximo da cidade de Naviraí.

Para o gerente de obras da prefeitura de Naviraí, Flávio Tanus, o asfaltamento da Estrada da Balsinha garantirá o desenvolvimento do Conesul do Estado, trazendo mais segurança aos usuários, o fortalecimento da produção, a diminuição dos custos de transporte. “Será o investimento numa rodovia de integração e produção de riquezas de uma importante região de Mato Grosso do Sul”, disse o engenheiro. 

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