26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Safra 2016/2017 deve ter mais milho no verão, diz Geller

2016-08-10 14:28:00

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, disse, nesta segunda-feira (8/8) acreditar em aumento da primeira safra de milho no ciclo 2016/2017. Na avaliação dele, é possível uma situação inversa à vista nos últimos anos, com cereal avançando sobre áreas de soja no Centro-Oeste e no sul do Brasil

Geller afirmou não ter uma perspectiva do quanto pode ser esse ganho de área de milho na primeira safra. Disse apenas que, no total, o governo trabalha com uma expectativa de colheita de 210 milhões de toneladas de grãos do atual ciclo, cujo calendário começou oficialmente em julho de deste ano.

“Tem produtores que estão migrando da soja para o milho e, com isso, deve haver mais na primeira safra pela consolidação do mercado interno e a queda do preço da soja no mercado externo”, afirmou o secretário.

Sobre a situação atual do mercado de milho, Neri Geller descartou a possibilidade de isenção de PIS/Cofins sobre o cereal importado. Segundo ele, o Ministério da Agricultura chegou a conversar sobre o assunto dentro do governo. Mas esse tipo de modificação no regime tributário depende de mudança na lei, o que compromete o avanço da discussão.

“Nós conversamos com as agroindústrias e elas podem ter créditos de PIS/Cofins. Então, para eles não é tão importante a isenção”, disse Geller, destacando que há estoques elevados do cereal na Argentina e no Paraguai, de onde a indústria tem comprado.

Sobre a importação de milho dos Estados Unidos, o secretário de Política Agrícola afirmou que o governo deve divulgar “novidades” até a quarta-feira (10/8). O início das importações depende da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), já que o milho a ser trazido para o Brasil é geneticamente modificado.

A compra de 1,5 milhão de toneladas do cereal norte-americano até janeiro do ano que vem foi a alternativa proposta pelo governo para reduzir o custo com o abastecimento do setor de aves e suínos. Geller disse acreditar que os preços internos devem cair assim que “o primeiro navio de milho chegar ao Brasil”.

De acordo com dados do Ministério da Agricultura (Mapa), os estoques de passagem de milho para a próxima safra são 4,47 milhões de toneladas. No entanto, o secretário de Política Agrícola disse que a maior parte desse volume está “nas mãos de atravessadores”.

“Quem não vender vai perder o preço mais alto”, afirmou. Geller voltou a dizer que a preocupação do Ministério é garantir o abastecimento da agroindústria. Segundo ele, se o segmento ficar inviabilizado, o consumo interno de milho no ano que vem pode ficar prejudicado.

Renegociação

O secretário de Política Agrícola informou ainda que já foi feita a proposta de renegociação de dívidas de custeio e investimento de agricultores da região do Matopiba prejudicados pelo clima desfavorável na safra 2015/2016. De acordo com ele, a autorização depende do Conselho Monetário Nacional.

“Estamos analisando com muito critério, mas já foi feito o pedido de prorrogação de parcelas”, garantiu.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete