27.4 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Projeto Itaquileite realiza nesta sexta o II Seminário com enfoques na produção e gestão da propriedade

2016-07-28 20:19:00

Roney Minella

Com enfoques nas novas sistemáticas de produção e ênfase na gestão das propriedades rurais da agricultura familiar, a Prefeitura de Itaquiraí e o Projeto Itaquileite, com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente realizam nesta sexta-feira (29), o II Seminário do Projeto Itaquileite.

O seminário está sendo preparado para aproximadamente 300 produtores integrantes dos projetos Itaquileite, Gereleite e Leite Forte, sobretudo que atuam na agricultura familiar dentro dos assentamentos. O evento conta com o apoio das coordenações estadual e regional da AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), tendo como parceiros diversas associações de produtores rurais de Itaquiraí, e patrocínios da Coplisul, Copagril, Laticínios Vila Real e Aplini (Associação dos Produtores de Leite de Itaquiraí).

O coordenador local do Itaquileite, médico veterinário Anderson da Silva, disse que embora o seminário faça parte do cronograma de eventos e ações do Itaquileite, durante o desenvolvimento do projeto foi identificado que a produção no período do inverno é o principal desafio dos produtores. Outra situação anotada pelos técnicos é a grande dificuldade de planejamento e a gestão da pequena propriedade.

“Tais fatores refletem negativamente na hora da comercialização do produto, tirando até o sono dos produtores. Para fazer o enfrentamento destes problemas, sobretudo adotando técnicas já testadas e aprovadas dentro do sistema produtivo que garantem a produção eficiente o ano inteiro é que programamos as palestras deste II Seminário do Projeto Itaquileite”, explica Anderson da Silva.

O seminário, no recinto do Centro Conviver de Itaquiraí será prestigiado pelas principais lideranças do setor produtivo do Estado, dentre eles, o Secretário de Estado da Produção e Agricultura Familiar (SEPAF) – Fernando Mendes Lamas, o superintendente da SEPAF, Edwin Baur, e pelo novo Delegado Federal do MDA em Mato Grosso do Sul, Dorival Betine. Também se farão presentes o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, vice-prefeito de Itaquiraí, Daniel Mamédio do Nascimento e representantes da Agraer de toda a região cone sul.

PROGRAMAÇÃO

08H00 – Credenciamento; 09h00 – Abertura e fala das autoridades; 10h00 – 1ª Palestra: “Conservação de forragem com planejamento alimentar do rebanho leiteiro”, apresentação do professor adjunto de zootecnia da Universidade de Ponta Grossa, Mestre em Nutrição Animal pela Esalq/USP Dr. João Ricardo Alves Pereira; 11h30 – Almoço; 13h00 – 2ª Palestra: “Novos enfoques na produção familiar” – apresentação, zootecnista e superintendente da SEPAF, Edwin Baur; 14h00 – 3ª Palestra: “Planejamento da propriedade” – com o Administrador de Empresas, consultor do Senar Elcio Sandim; 15h00 – Palestra: “Associativismo e Cooperativismo, com o Analista de Cooperativismo e Monitoramento da OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras em Mato Grosso do Sul), Fabrício Soares Rodrigues. O Seminário será fechado às 16h30 com “Mesa Redonda”, e encerramento programado para às 17h00.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete