18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Meio Ambiente de Itaquiraí promoverá palestra sobre Unidades de Conservação

2016-07-14 11:03:00

Roney Minella

A Prefeitura de Itaquiraí através do Departamento Municipal de Meio Ambiente programou para o próximo dia 13 de agosto, uma palestra sobre a importância das Unidades de Conservação (UCs). O evento será realizado no recinto da Praia da Amizade (Itaquipraia). A ideia é reunir pescadores, ribeirinhos, assentados moradores do entorno da área do município de Itaquiraí que abrange a APA – Área de Preservação Ambiental do Parque Nacional Ilha Grande.

Para as palestras já foram confirmadas as presenças do Chefe do Parque Nacional de Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, o analista ambiental Romano Pulzatto Neto e o Chefe da Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, biólogo Erick Caldas Xavier, secretário executivo do Coripa (Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência). Erick falará da gestão compartilhada com os municípios no sentido de promover a gestão participativa, com o envolvimento de toda a comunidade no cuidado das UCs.

A diretora do Departamento de Meio Ambiente, Taís Aparecida Nascimento, observa que as áreas naturais já catalogadas como Unidades de Conservação são os espaços territoriais e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção da lei.

“Além disso, as UCs têm a função de salvaguardar a representatividade de porções significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas do território nacional e das águas jurisdicionais, preservando o patrimônio biológico existente. Estas unidades visam garantir às populações tradicionais o uso sustentável dos recursos naturais de forma racional e ainda propiciam às comunidades do entorno o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis. E, neste prisma é que teremos as importantes palestras”, informa Taís Nascimento.

O equilíbrio, segundo Taís, é o cerne da questão, pois, o que será discutido são a fauna e a flora, os rios, o solo, as encostas e, cada um destes elementos da natureza tem um papel a desempenhar. “E para que isso ocorra é preciso haver equilíbrio. Há muito, os povos e civilizações reconheceram a necessidade de proteger áreas naturais com características especiais, por motivos os mais diversos: estas áreas podiam estar associadas a mitos, fatos históricos marcantes e à proteção de fontes de água, caça, plantas medicinais e outros recursos naturais. E com esta preocupação é que estaremos apresentando estas palestras para que não só o Município, mas, também as comunidades conheçam suas responsabilidades”, disse a diretora de Meio Ambiente de Itaquiraí.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete