12.2 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Urucum é apresentado como alternativa de diversificação da produção em Itaquiraí

2016-07-08 13:27:00

Roney Minella

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária da Prefeitura de Itaquiraí, a Agraer – Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – Regional de Naviraí, e a AMPAGOV – Associação dos Moradores e Produtores Agropecuários da Gleba Ouro Verde de Ivinhema apresentaram aos agricultores familiares de Itaquiraí a cultura do urucum, mais conhecido por colorau, como alternativa de produção para os assentamentos rurais do município.
A reunião foi realizada na tarde desta quarta-feira (06-07), na sede da Associação de Agricultores Diamante Verde, no lote 37 do P.A. Guaçu. O evento foi aberto pelo secretário municipal de Agricultura, vice-prefeito Daniel Mamédio do Nascimento, que convidou a diretora regional da Agraer, agrônoma Alessandra Afonseca e Silva, para suas exposições. “Estamos aqui para corresponder às demandas dos produtores, entendendo que a diversificação é de suma importância para dar segurança econômica ao produtor, por isso, disponibilizamos esta palestra”, resumiu a engenheira agrônoma.

Por sua vez, Daniel Mamédio rememorou que nos idos de 1985, atuando na antiga Empaer, foi procurado por um produtor perguntando-lhe se poderia deixar uma caixa de frango resfriado na sede da Empaer, para que fosse vendido às pessoas que fossem ao local, o que foi autorizado. “Começava ali uma trajetória de diversificação da produção através da avicultura. As vendas foram aumentando e, a crescente demanda, resultou em alguns anos depois, na união de um grupo de produtores que garantiram a produção suficiente para a abertura da primeira agroindústria de Itaquiraí, o abatedouro de aves Frandele e, isso, permitiu que hoje Itaquiraí tenha a Frango Bello. Fiz esta correlação para mostrar que tudo precisa de um início e a propriedade precisa ser vista como uma empresa. O que muda a propriedade são as ações de empreendedores como vocês”, pontuou o secretário ao sugerir o ucurum como opção de produção e negócio para os agricultores familiares.

O engenheiro agrônomo da Agraer de Ivinhema, José Simeão do Nascimento Filho, e o produtor de urucum de Ivinhema Edmilson Gonçalves, integrante da AMPAGOV, foram os palestrantes que apresentaram tudo sobre a produção do urucum. Montaram um roteiro contando desde o início até hoje, sendo os 10 anos da atividade em Ivinhema. Abordaram desde a logística de transporte, preço que sempre esteve em ascensão, o mercado altamente promissor no Brasil e a grande demanda do mercado internacional, as parcerias necessárias para garantir o sucesso do empreendimento. Também apresentaram questões sobre o clima favorável, fornecimento de sementes, a variedade Piave, ciclo vegetativo, método de propagação, preparo da área, espaçamento, custos de produção de R$ 4.447,50 para o cultivo de 500 mudas, e a comercialização garantida.

O ciclo de produção, truques para semear, forma de colheita e garantia de recebimento da produção que será entregue para a empresa CHR Hansen Indústria, e a parceria com a Urucum do Brasil, foram minuciosamente apresentados pelos palestrantes. “Portanto, apresentamos o urucum como opção de diversificação com garantia total de renda para o produtor, sendo esta a realidade que vivemos. Aliás, das 500 toneladas solicitadas pela Hansen, foram produzidas e entregues apenas 280 toneladas”, observou o urucuzeiro Edmilson Gonçalves que também respondeu perguntas dos produtores interessados.

O secretário de agricultura Daniel, encerrou a reunião garantindo a parceria do Município e, sobretudo, incentivo aos 30 primeiros produtores que ingressarem no projeto, oferecendo desde o transporte das mudas e abrindo espaços para ampliar a parceria visando garantir a introdução do urucum nas propriedades da agricultura familiar de Itaquiraí. O mutirão entre os produtores foi outra sugestão apresentada pelo secretário. Líderes de associações, dentre eles, Jucelino Flávio da Silva (Boneco) e Avarildo Rodrigues de Oliveira, reúnem-se nos próximos dias com os agricultores familiares interessados, listando aqueles que aderirem ao projeto, para que seja iniciado o plantio das mudas no próximo mês de setembro.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Enquete