33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Academia Pontaporanense de Letras participa de evento cultural na Escola Joaquim Murtinho

2016-06-27 13:01:00

A Escola Estadual Joaquim Murtinho realiza nesta 6ª feira, 24 de junho, a partir das 13 horas e 30 minutos, uma atividade especial de encerramento do 1º módulo do Curso Normal Médio Habilitação em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Turma 2016.

Este evento visa a exposição dos trabalhos realizados pelas alunas durante o processo educativo uma vez que o curso, é bastante dinâmico, se dá através de aulas teóricas e práticas.

Como forma de valorizar a cultura pontaporanense, foram convidados os membros da Academia Pontaporanense de Letras para que seja divulgada junto aos alunos, professores e convidados a importância desta para com a preservação e divulgação dos valores literários da fronteira Ponta Porã/Pedro Juan Caballero.

Para abrilhantar o evento as alunas farão uma dramatização baseada no livro “Duna a Ovelhinha”, da escritora Elza Verão de Farias, membro da Academia. Em seguida apresentarão a “Dança do Pano” uma bela e emocionante atividade para ser trabalhada com crianças de qualquer idade.

Está prevista a participação de todos os membros da entidade. “Procuramos repassar aos alunos a importância de conhecer, em detalhes, o trabalho da Academia Pontaporanense de Letras, através da produção de uma das maiores escritoras da fronteira, a Elza Verão. Também será uma oportunidade para que todos possam conhecer os demais membros da Academia que também possuem vasta produção literária”, frisou Terezinha Nunes Gonçalves, membro da APL e também uma das organizadoras do evento na Escola Joaquim Murtinho.

APL

A Academia Pontaporanense de Letras – APL foi fundada no dia 25 de março de 1990, com a escolha do primeiro presidente, o escritor, professor e psicólogo, Roberto Ribeiro de Andrade. O objetivo da Academia é incentivar a divulgação da produção literária da fronteira, em especial da cidade de Ponta Porã, que possui muitos escritores. A Academia é presidida pelo professor e jornalista Nivalcir Pereira de Almeida.

A participação em eventos desta natureza faz parte da proposta da Academia de se integrar com os diversos segmentos que divulgam os valores culturais da fronteira. Também uma oportunidade para que as pessoas possam conhecer um pouco da história da Academia que possui um rico acervo de escritos dos membros desde a sua fundação.

As reuniões mensais da APL têm contado a presença dos seguintes membros: Maria Aparecida Sella- "Sellamari", Emília Paes, Ennê Russul Vieira, Terezinha Nunes, Terezinha Pereira da Silva, Nivalcir de Almeida, Felipe Ayala e Elza Verão Farias.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete