13.8 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Números apresentados apontam melhorias na saúde pública de Naviraí

2016-06-27 14:03:00

Na atual administração a Prefeitura de Naviraí tem trabalhado para melhorar a qualidade de atendimento à população, na área de saúde.  Houve investimentos em aquisição de equipamentos para o Hospital Municipal e postos de saúdes e implantação de unidades de atendimento. A Caravana da Saúde, Programa do Governo do Estado em parceria com o município beneficiou milhares de naviraienses que aguardavam atendimento em especialidade médica.

O prefeito Léo Matos ressalta que a saúde sempre foi prioridade nesses três anos e meio de administração. Ele lembra que neste período sempre se investiu mais de 25% da arrecadação feita pela prefeitura. “A Lei nos obriga investir 15%”, observou.

Na saúde pública de Naviraí foi implantado laboratório de análises clinicas e adquirido um moderno aparelho que realiza mais de 700 resultados por dia em 60 tipos de exames pedidos pelos médicos que atendem em todos os PSFs. A ampliação e reforma do Hospital Municipal garantiu implantação de aparelhos de tomografia, arco cirúrgico, moderno aparelho de Raio-X, e está sendo instalada a sala de endoscopia.

A outra melhora perceptível na melhoria da qualidade do atendimento no setor de saúde na atual gestão municipal, é a redução do tempo de espera, que anterior passava de horas e agora, com o a adoção do sistema de classificação de riscos, o tempo médio de espera foi reduzido para menos de 30 minutos, o que fez com que arrancasse muitos elogios dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A melhoria de qualidade do atendimento no Hospital Municipal está também ligada a melhoria no atendimento realizado nas unidades básicas de saúdes e postos especiais de atendimento à população, nos bairros dos quatro cantos da cidade.

Os PSFs ganharam aparelhos de ar condicionado, ventiladores de teto, aferidores de pressão, balanças, detectores fetais, entre outros. Servidores do setor de saúde foram qualificados e foi adotada a uniformização das roupas, para facilitar a identificação do servidor e para auxiliar no processo de agilização do atendimento.

Na atual administração da Prefeitura o setor de regulação teve o atendimento ampliado e fica aberto até as 17h para agilizar o agendamento dos exames. O pronto socorro do Hospital Municipal (Santa Casa) foi ampliado com a implantação de salas de pequenas cirurgias, de soroterapia, inalação, pequenas cirurgias de observação e de pré-atendimento. E para agilizar o socorro aos casos mais graves, em que são necessárias as transferências de pacientes houve a aquisição de seis veículos utilitários e de dez ambulâncias, além de apoiar o serviço do SAMU, que tem feito em média seis atendimentos diários.        

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete