13.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Nota oficial do Sindicato Rural Caarapó

2016-06-16 08:16:00

O Sindicato Rural de Caarapó, em nota, por meio de sua diretoria, lamenta  a distorção dos fatos apresentados pela mídia local, regional e até mesmo nacional pelos principais meios de comunicação. Entendemos que a mídia desempenha um importante papel social, todavia, no caso em questão, não houve imparcialidade.

O Sindicato Rural desconhece que houve conflito entre indígenas e produtores rurais em Caarapó nesta terça-feira (14). Não tem conhecimento também de que o “conflito” deixou o saldo de um índio morto e cinco vítimas internadas como sendo vítimas de produtores.

O Sindicato afirma que tomou conhecimento por meio do proprietário da fazenda Ivú – Nelson Buanin, no domingo (13), por volta das 20h, de que um de seus funcionários haviam sido rendido pelos índios – já na segunda-feira, Nelson Buanin veio de Campo Grande onde mora, para sua propriedade que é vizinha da reserva Tey’Kuê.

“Ao chegar a Caarapó, Nelson pediu apoio a alguns produtores, no intuito os  mobilizarem a ir para sua propriedade – a intenção era inibir a presença dos poucos índios que haviam na fazenda” disse Buanin.

O Sindicato Rural ainda afirma que nenhum membro da diretoria participou desta mobilização e não coordenou nenhum ato. A ação de defesa e apoio ao companheiro (Nelson) foi um ato voluntário.

Quanto ao suposto assassinato, o Sindicato Rural até a data da publicação desta nota,  não foi notificado sobre disparos de arma de fogo na propriedade rural Ivú. Desta forma, lamenta também a culpabilidade de um crime sem autoria.

Quanto ao vídeo que circula na mídia, o Sindicato Rural foi informado que os produtores com medo de retaliação ou reação por parte dos índios – utilizaram fogos e bombas para dispersá-los.

No momento o resultado e fatos concretos são: uma carreta com uma colheitadeira na prancha queimada, uma viatura queimada, três policiais militares torturados e a invasão de quatro propriedades no entorno da aldeia, onde os proprietários e moradores tiveram que sair corridos perseguidos pelos indígenas.

Por fim, lamentamos ainda o clima de tensão, uma vez que os produtores dessas regiões sempre tiveram bom relacionamento e boa convivência com os indígenas – inclusive, são doadores de rezes para as festas tradicionais indígenas que acontecem na reserva.

Caarapó-MS 25 de junho de 2016 (16h40)

 

Sindicato Rural 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete