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sexta-feira, 26 de abril de 2024

Buracos voltam a tomar conta do asfalto entre Amambai e Caarapó

2016-05-31 19:23:00

Vilson Nascimento

As chuvas que voltaram a cair nos últimos dias, causando estrados nas cidades e principalmente na zona rural dos municípios, no Cone Sul de Mato Grosso do Sul, também afetaram a frágil e desgastada pavimentação dos cerca de 77 quilômetros da Rodovia MS-156, trecho que liga Amambai a Caarapó.

De grande importância econômica e principal via de acesso entre municípios como Amambai, Tacuru, Sete Quedas, Paranhos e Coronel Sapucaia a região central do Estado, sobretudo a capital, Campo Grande, com a intensidade das chuvas que caíram no final do ano passado e início deste ano, o trecho da rodovia estadual ficou quase que intransitável, ou seja, tomada por buracos.

Por conta da situação caótica da via, o Ministério Público Estadual (MPE) de Amambai, por meio dos promotores de Justiça, Dr. Luiz Eduardo Sant’Anna Pinheiro e Dra. Nara Mendes dos Santos Fernandes, instalou uma Procedimento Administrativo (PA) e cobrou do Governo do Estado e da empresa contratada por meio de licitação para realizar a manutenção das rodovias estaduais na região, a Juha Engenharia Ltda. ação para recuperar de forma imediata o trecho de estrada.

Na ocasião os reparos com os paliativos “tapa-buracos” foram realizados, mas por conta do tempo de uso e a fragilidade do asfalto, que foi concluído em 2005, os buracos já estão de volta e em grande número ao longo de todo o trecho.

Plano para Recuperação

De acordo com o Governo do Estado, já está em andamento um projeto técnico para a recuperação de todo o trecho da MS-156 entre Amambai e Caarapó por meio de recapeamento.

Enquanto o recapeamento não sai do papel, a única forma de manter o importante trecho de rodovia estadual em condições pelo menos regular de trafegabilidade é por meio do tapa-buracos.

Procurado pela reportagem do grupo A Gazeta, o gerente da 11ª Unidade Regional da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimento), com sede em Amambai, Domênico Godinho da Silveira, informou no dia 19 de maio, que a Unidade, em conjunto com a Juha Engenharia, já elabora um plano de ação para retomar o tapa-buracos no trecho entre Amambai e Caarapó.

No dia anterior, a quarta-feira, 18 de maio, em contato com nossa reportagem, representantes da Juha Engenharia Ltda. informaram que equipes estavam trabalhando na recuperação da MS-386 (entre Amambai e Ponta Porã) até a região conhecida como “Tagi”, que está dentro da área de sua abrangência contratual e, terminando, deslocaria equipes para recuperar os cerca de 45 quilômetros da MS-295 entre Tacuru e Iguatemi que, à exemplo da MS-386, integra a chamada “Guaira-Porã”, interligando o Distrito de Sanga Puitã, em Ponta Porã a BR-163 na cidade de Eldorado, trecho onde um acidente provocado por buraco na pista acabou ceifando a vida de uma mulher nessa segunda-feira, dia 30 de maio.

Por telefone o gerente regional da Agesul, Domênico Godinho, informou a nossa reportagem que iria definir com a Juha Engenharia a formação de duas equipes, uma para atuar na MS-295 entre Tacuru e Iguatemi e outra para entrar simultaneamente recuperando a MS-156 entre Amambai e Caarapó.

Tendo vista dois feriados seguidos, um municipal na semana passada, em Amambai, a Agesul estimava que os trabalhos de tapa-buracos na MS-156 deveriam se iniciar esta semana, trabalho que pode “enrolar” mais ainda para começar por conta da instabilidade climática que vem desde a semana passada em toda a região.

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