20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Mundo Novo: Coordenação do Bolsa Família tem nova rodada de reuniões esclarecendo o novo momento nacional

2016-05-20 16:08:00

A Secretaria de Assistência Social de Mundo Novo, retornou às rodadas de reuniões do Programa Bolsa Família na última quarta-feira, 18 de maio, com os beneficiários do Bairro Vila Nova, na oportunidade apresentação da coordenadora do Programa Ana Maria Ramalho, que esta à frente do projeto desde do incio do mês de abril, onde tem contado com capacitações e treinamentos.
Ana Ramalho que exerceu como gestora da Secretaria, que hoje esta na responsabilidade de Ângela Maria, comentou “ que as reuniões são importantes ferramentas para o acompanhamento das famílias, mantendo a proximidade e o vínculo de amizade que favorecem o contato com a realidade dos beneficiários, ajudando-os a superar as situações de vulnerabilidade social em que se encontram, sendo realizadas mensalmente ou a cada 60 dias”disse Ana Ramalho. 

A nova coordenara esteve ainda destacando a preocupação dos beneficiários, quanto a atual conjuntura política do país, sendo primordial a presença da coordenadora e dos técnicos nas reuniões , para o esclarecimento de dúvidas e inseguranças quanto aos novos rumos que vem tomando o Programa Bolsa Família no cenário Nacional.

O Bolsa Família é um programa que contribui para o combate à pobreza e à desigualdade no Brasil. Ele foi criado em outubro de 2003 e possui três eixos principais: Complemento da renda — todos os meses, as famílias atendidas pelo Programa recebem um benefício em dinheiro, que é transferido diretamente pelo governo federal. Esse eixo garante o alívio mais imediato da pobreza. Acesso a direitos — as famílias devem cumprir alguns compromissos (condicionalidades), que têm como objetivo reforçar o acesso à educação, à saúde e à assistência social. Esse eixo oferece condições para as futuras gerações quebrarem o ciclo da pobreza, graças a melhores oportunidades de inclusão social. Articulação com outras ações — o Bolsa Família tem capacidade de integrar e articular várias políticas sociais a fim de estimular o desenvolvimento das famílias, contribuindo para elas superarem a situação de vulnerabilidade e de pobreza. Desde 2011, o Bolsa Família faz parte do Plano Brasil Sem Miséria, que reuniu diversas iniciativas para permitir que as famílias deixassem a extrema pobreza, com efetivo acesso a direitos básicos e a oportunidades de trabalho e de empreendedorismo, sendo reconhecido internacionalmente.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete