20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Mário Valério destaca protagonismo da comunidade indígena de Caarapó

2016-04-26 12:00:00

O prefeito de Caarapó, Mário Valério (PR), participou, no último dia 23, do XX Fórum Indígena realizado na aldeia indígena Te’ýikue. Os Guarani-Kaiowá debateram os 20 anos de conquistas e desafios da comunidade, por ocasião da Semana dos Povos Indígenas, iniciada no dia 18 deste mês.

Mário Valério destacou o protagonismo da comunidade indígena de Caarapó, afirmando que os Guarani-Kaiowá da aldeia local têm plena consciência da luta por conquistas, sabendo encarar os desafios que são colocados diante da etnia. “Os nossos índios sabem de suas necessidades e onde buscar apoio para resolver os seus problemas”, observou o prefeito de Caarapó.

“Os Guarani-Kaiowá de Caarapó são atores de sua própria história, protagonizando uma luta incessante pela superação de desafios”, acrescentou Mário Valério, destacando o apoio do Poder Público municipal às demandas da população indígena.

Valério citou algumas obras realizadas em benefício da comunidade indígena, como o conservatório musical (escola de música), patrolamento de estradas, conclusão de quadra de esportes coberta, perfuração de três poços semi-artesianos, construção de banco de sementes (parceria com a UFMS), instalação de aparelhos de ar condicionado na Escola Loide Bonfim Andrade, entrega de trator com plantadeira de sementes (parceria Ministério do Desenvolvimento Agrário), carro para a direção da Escola Ñandejara-Polo, construção de alambrado em torno do conservatório musical (obra programada), ampliação de linhas de ônibus do transporte escolar, construção de sala para instalação de máquinas de costura para desenvolvimento de projeto social no CRAS, construção de refeitório no CRAS, licitação de alambrado e pintura da escola do Bocajá, ampliação e pintura do CRAS, avanços na educação e desenvolvimento de projetos sociais, dentre outros.

Para o mês de maio, está prevista a entrega das obras do conservatório musical, reforma da quadra de esportes, entrega de violões do Projeto Musicalizando e entrega de trator com plantadeira de rama de mandioca (parceria MDA e deputado estadual João Grandão – PT).

Lideranças indígenas destacaram a presença constante do prefeito Mário Valério na comunidade. Um líder local disse que o dirigente caarapoense demonstra preocupação com o bem-estar dos Guarani-Kaiowá, discutindo com as lideranças a solução dos problemas vivenciados pela comunidade.

O evento de sábado da comunidade Te’ýikue também foi prestigiado pelo deputado estadual João Grandão (PT), vereador Dario Ramires (PR), secretários Ivo Benites (Saúde) e Ieda Maria Marran (Educação e Esportes), capitão da aldeia, Norivaldo Marques, e ex-prefeito Mateus Palma de Farias, além de outras autoridades e lideranças comunitárias locais.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete