22.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Municípios impactados querem retomada de obras

2007-01-13 08:22:00

O presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul – Assomasul), Eraldo Leite (PR), vai solicitar ao governo do Estado a retomada de obras em cidades atingidas pelas chuvas. “Estamos conversando para sensibilizar o governo”, declarou.
De acordo com ele, os municípios mais prejudicados são Bataiporã, Santa Rita do Pardo, Tacuru e Sete Quedas. No último dia 4, o governador André Puccinelli (PMDB) publicou decreto determinando que as viaturas, máquinas e equipamentos da Agesul (Agência de Gestão de Empreendimentos) paralisassem as atividades.
Na última terça-feira, mais de três horas de chuvas ininterruptas causou prejuízo de R$ 500 mil em Bataiporã. A ponte de madeira sob o córrego Esperança, na rodovia MS-276, que liga a cidade a Nova Andradina, foi levada e várias estradas vicinais foram danificadas. Em Santa Rita do Pardo, a chuva destruiu pontes e isolou assentamentos. A prefeita Eledir Barcellos (PT) está trabalhando na avaliação dos danos e vai publicar o decreto de emergência na próxima semana.
Em oito dias, o município foi castigado por mais de 500 milímetros de água – que foram suficientes para elevar o nível do rio Pardo a um metro acima das pontes, levando consigo aterros e deixando erosão. A zona rural do município, que tem mais de 2 mil quilômetros de estradas vicinais, foi a mais castigada: os seis assentamentos, onde vivem mil famílias, estão sem acesso à cidade e o transporte de gado e de leite, base da economia da cidade, está interrompido por causa dos estragos nas rodovias. “Só o que estamos conseguindo fazer é paliativo, nossa capacidade operacional é para resolver 30% dos estragos, precisamos de ajuda do governo do Estado”, declarou.
Em Tacuru, o prefeito Cláudio Rocha Barcelos (PR) decretou, no último dia 27 de dezembro, situação de emergência. A chuva provocou prejuízos estimados em R$ 6 milhões. A enxurrada levou a ponte que liga a cidade a Sete Quedas; na MS-295, a queda de outra ponte de madeira interrompeu a ligação com Paranhos. Na zona rural, oito pontes caíram.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete