24 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Iguatemi:Consad tem novo projeto e mais R$ 154 mil

2007-09-29 21:28:00

Nessa sexta, através de membros de sete municípios, o Consórcio Intermunicipal de Segurança Alimentar e Desenvolvimenmto (Consad Iguatemi) estiveram reunidos em Ponta Porã. Eles discutiram projetos para a fruticultura na região, o programa Pão na Mesa, formação de agentes ambientais e houve a prestação de Conta.

Maria Fraciscone (Ponta Porã) e representante da sociedade civil, fizeram a abertura do fórum, e em seguida foi repassado os informativos.Ficou definido que será formulado um documento que irá criar critérios de pontuações para os municípios que participam com seus representantes regionais no fórum (Poder Público e Sociedade Civil).

Ficou definiodo que os municípios que tiverem maior freqüência deverão ter prioridades nos projetos encaminhados. A representante do poder público de Iguatemi (vereadora Miriam) informou que foi aprovado pelo legislativo de Iguatemi o Projeto de Lei de iniciativa do executivo, de número de 061/2007, que autoriza a doação de um terreno para construção da sede do Consad Iguatemi. E outro projeto de lei que tornou o CONSAD de utilidade pública foi aprovado.

Foi comentada pelo fórum a falta de atualização do site do CONSAD, onde o fórum decidiu eleger um responsável pela comunicação, ficando eleito º Rudercir Roque Vieira, de Iguatemi-MS, cujo e-mail de contato é [email protected] ou pelo telefone (67) 3471-2982.

Todos os consadianos podem enviar sugestões e noticias de seu município. A senhora Adria (Ponta Porã) apresentou o projeto da Fruticultura “Sabor do Campo” e Implantação de pomar orgânico irrigado por gotejamento e, o da usina de Polpa de Fruta nos município do CONSAD Iguatemi-MS. Após a apresentação do fórum fiocu decidido que o projeto será encaminhado para o Ministério de Desenvovimento Agrário (MDA.

O representante do Sebrae, Rodrigo Maia, esteve presente, à convite da diretória, e reforçou a opinião de que é necessário haver a parceria do Consad Iguatemi com o SEBRAE. Ficou definido pelo fórum que os projetos da Fruticultura, Criação de Pequenos animais e Piscicultura poderá ser implantado em parceira com o SEBRAE, após apreciação da diretoria do órgão do Sstema S.

A coordenadora geral do Projeto CONSAD em Ação, Arlene Terezinha (Japorã) informou sobre o andamento na região. A presidenta do CONSAD – (Gracielle, de Mundo Novo-MS) entregou a cópia do projeto para os seis municípios que farão parte do projeto “Pão na Mesa” aprovado pelo MDS e realizado o convênio para cada prefeitura, com liberação de R$ 154 mil.

Foi repassado também cópia do projeto” Formação de Agentes Ambientais na região do CONSAD Iguatemi-MS”, enviado para a Fundação Boticário que aguarda aprovação. Sendo o objetivo deste de capacitar 320 alunos do ensino médio da região do CONSAD Iguatemi , sendo 40 por município, em Educação Ambiental tornado-os agentes ambientais e em multiplicadores na região.

Ao final o tesoureiro solicita ao fórum a possibilidade de apresentar a prestação de conta, no próximo fórum, devido a falta do Data Show q impossibilita a apresentação ao fórum, tendo em vista que já foi apresentado e aprovado pelo conselho fiscal e diretória.

Foi marcado para o dia 26 de outubro, em Tacuru, o próximo fórum. No encerramento, os anfitriões se reunbiram com as sete delegaçõers visitamntes, em um almoço de confraternização.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete