20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Tiago Mariano abre curso de melhor idade em Sidrolândia

2007-09-26 16:21:00

O amambaiense Tiago Serejo Mariano, chefe de gabinete da Fundação de Esporte e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), participou da abertura da Oficina de Capacitação para Profissionais de Educação Física que atuam com a terceira idade. A cerimônia aconteceu às 19h de quinta-feira (20/9), no auditório da Promoção Social de Sidrolândia. Na oportunidade, Tiago representou o diretor da Fundesporte, senhor Dirceu Lanzarini, acompanhado pelo coordenador pedagógico da Fundesporte, Paulo Roberto Bernardo de Souza.


O curso faz parte de um convênio entre o Estado e o município de Sidrolândia. O prefeito Daltro Fiúza, acompanhado pela esposa Rosemari, salientou a importância da capacitação dos profissionais no atendimento aos idosos, com técnicas inovadoras e estimulantes para a prática de exercícios, mesclada com muito lazer. Ele lembrou que todos nós, um dia, também faremos parte dessa parcela da população, daí a importância de semear essas técnicas e práticas esportivas para uma velhice saudável e prazerosa.


O prefeito Daltro ressaltou que Puccinelli fez um ótimo governo à frente da Prefeitura de Campo Grande, e que, como governador, fará muito mais pelos sul-mato-grossenses. "Em oito anos, André modificou a capital e fez história. Tenho certeza de que ele fará o mesmo com nosso Estado", afirmou.


Por sua vez, Tiago elogiou a desenvoltura do prefeito de Sidrolândia no que tange à sua preocupação com a saúde dos cidadãos. O chefe de gabinete de Lanzarini lembrou as parcerias positivas realizadas entre o governo do Estado e aquela Prefeitura. "Daltro é um gestor preocupado com o social, com os seus cidadãos, além de ser um grande fomentador do esporte. Ao investir em cursos e oficinas, o prefeito sabe que está investindo em saúde, devolvendo qualidade de vida aos cidadãos que contribuíram, e muito, com o progresso de Sidrolândia", disse.


Mariano também lembrou que, neste ano, a Fundesporte já totalizou 75 ações em diversos municípios do Estado. "Através de Dirceu Lanzarini e com apoio do governador André Puccinelli, a Fundação de Esporte e Lazer levou cursos, oficinas de capacitação, jogos escolares, eventos esportivos e ações voltadas ao esporte e lazer de uma forma geral, propiciando oportunidades aos cidadãos de todas as idades e níveis sócio-econômicos, além de capacitar profissionais de Educação Física e áreas afins no aperfeiçoamento de técnicas


Paulo Roberto de Souza, coordenador pedagógico da Fundesporte, salientou que o evento é mais uma oportunidade para os profissionais e acadêmicos de Educação Física e atividades afins, se aprimorarem, adquirirem conhecimento e trocarem experiências no convívio com as pessoas da "melhor idade".


Já Ediméia Pacheco, ministrante da oficina, lembrou que a faixa etária acima dos 60 anos é uma das que mais cresce no Brasil, e que o país será, até 2025, o "Brasil dos Idosos". De pouco mais de 6% da população em 1991, a população de idosos representará 15% do total dos brasileiros em 2025, um total aproximado de 32 milhões de cidadãos, segundo projeções do IBGE.


"No quesito expectativa de vida, Mato Grosso está em terceiro lugar no país, com uma média de 79,8 anos de vida para nossos cidadãos", explica. Um dos objetivos desta oficina, segundo ela, é treinar profissionais para que eles auxiliem a melhorar a qualidade de vida de nossos idosos, levando-os a terem uma vida melhor, mais lôngeva, com mais prazer ao praticar esportes, fazendo exercícios regulares com lazer e muita diversão.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete