21.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Edson de David participa de evento na Assomasul e assinatura de convênio na Governadoria, em Campo Grande

2016-02-05 14:33:00

Joelso Gonçalves

O prefeito de Aral Moreira, Edson de David esteve nessa terça-feira (2), em Campo Grande, onde cumpriu duas agendas de trabalho.

Na primeira, o gestor municipal participou da assembleia-geral da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), realizada durante a manhã, na sede da entidade.

Na ocasião, entre outros assuntos tratados no evento, também foi realizado uma palestra, ministrada pelo diretor-geral do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado), Eduardo dos Santos Dionizio, sobre a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).

Ainda em Campo Grande, mas já no fim da tarde, o prefeito Edson de David participou do ato de assinatura de convênio para a liberação de recursos visando atender 32 municípios que decretaram situação de emergência, em decorrência às fortes chuvas que vem ocorrendo em Mato Grosso do Sul desde o final do ano passado.

Por meio do convênio firmado entre o Governo do Estado, as 32 cidades em situação de emergência – acordo que garante 20 mil litros de combustível a maquinários, as prefeituras poderão atuar mais intensamente no trabalho de recuperação das estradas danificadas, garantindo assim, o escoamento da safra e o transporte escolar de alunos da zona rural, já que em virtude da queda constante de recursos oriundos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), as prefeituras vem enfrentando grandes dificuldades para atuarem nesses serviços.

As fortes chuvas que tem atingido vários municípios do estado, principalmente Aral Moreira, desde novembro provocou uma série de estragos em pontes, galerias, estradas rurais, deixando alguns pontos completamente intransitáveis.
O prefeito Edson de David destacou o apoio do governo do estado e afirmou que a medida é uma resposta as intensas reivindicações feita pelos prefeitos, tendo em vista as dificuldades financeiras que a maioria dos municípios Sul-matogrossenses tem passado, especialmente com a queda de repasses federal.

“Com esses 20 mil litros de combustível será possível trabalhar pelo menos um mês, não é o suficiente para atender as necessidades, mas vai reforçar e muito o caixa das prefeituras atendidas” salienta o prefeito, ressaltando que a secretaria de obras tem intensificado os trabalhos de manutenção e recuperação das estradas rurais. “Estamos com várias frentes de trabalho atuando em diversas regiões do município com o intuito de garantir o mínimo de trafegabilidade nas estradas para o escoamento da safra, bem como o deslocamento e o fluxo normal dos moradores. No entanto, o trabalho recuperação dos quase 700 quilômetros de estradas rurais no município não vem sendo fácil, já que as chuvas não têm cessado”concluiu o prefeito.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete