20.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Dos municípios do Cone Sul, apenas Tacuru terá Carnaval

2016-02-04 21:01:00

Vilson Nascimento

Apenas Tacuru entre os quatorze municípios que compões o chamado “Cone Sul” do Estado em Mato Grosso do Sul, terá festa de Carnaval organizada pelo Poder Público Municipal em 2016.

Nos demais municípios da região, Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas, Iguatemi, Japorã, Eldorado, Mundo Novo, Itaquiraí, Naviraí, Juti e Caarapó, as prefeituras não investiram na festa popular esse ano.

Os prefeitos alegam a condição econômica devido a queda de repasses, mas principalmente os elevados gastos que as prefeituras estão tendo para recuperar pontes, aterros estradas e ruas das cidades danificadas pelas chuvas que caiu em toda a região de outubro do ano passado ao meado de janeiro desse ano em toda a região e que voltaram a cair com maior frequência neste inicio de mês, para suspender os gastos com as festividades carnavalescas.

Todos os municípios da região decretar estado de emergência em virtude dos danos provocados pelas intempéries.

Em Amambai, por exemplo, o Carnaval perdeu a tradição há mais de uma década, por conta disso a população não sente falta da festa, mas em Naviraí onde o carnaval de rua, o “Navifolia”, vinha se tornando uma tradição e em Itaquiraí onde a festa popular também era realizado com frequência, a população poderá sentir falta.

“Estamos passando por um momento de crise. Vamos priorizar a saúde e recuperação da nossa cidade a prevenção da dengue, exames agendados no Núcleo de Regulação, recapeamento, tapa buracos e recuperação da erosão no Córrego Cumandai”, disse o prefeito de Naviraí, Leandro Peres Matos, o “Léo Matos” ao anunciar o cancelamento da festa.

“O Carnaval realizado em via pública exigiria grande investimento de recursos públicos para a contratação das atrações musicais e estrutura, como palco, sonorização, iluminação, sanitários e serviços de segurança. Entendemos que o volume a ser investido para o evento carnavalesco, não é visto como prioridade, dentro das atuais circunstâncias econômicas que atravessamos”, enfatizou o prefeito de Itaquiraí, Ricardo Fávaro ao também anunciar cancelamento da festa de Carnaval promovida pelo poder público no município.

Carnaval em Tacuru

Em Tacuru a programação carnavalesca promovida pela Prefeitura local, que terá inclusive premiação em concurso de blocos, começa neste sábado, dia 6 de fevereiro e vai até segunda-feira, véspera de Carnaval, na Quadra de Esportes Edir de Macedo, ao do Estádio Municipal.

Segundo a diretora de cultura do município, Daiana Pedrotti, a festa, que será promovida pela Prefeitura local com parceria do Governo do Estado através da Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo, terá praça de alimentação e animação dos DJs, Jhony, JK MS, Maicon, participação especial de Mário Luiz e MC Neguinho Claudinei.

Segundo Daiana, a programação, que começa neste sábado, dia 6, segue no domingo, dia 7 e se estende até a segunda-feira, dia 8, terá início sempre a partir das 23h.

Já neste domingo, dia 7 de fevereiro, haverá matinê para as crianças a partir das 15 horas.

Eventos privados

Em alguns municípios da região como Aral Moreira e Naviraí, por exemplo, promotores de eventos e empresas privadas irão promover festejos carnavalescos neste final de semana, mas sem o financiamento público.

Em Naviraí a principal concentração dos foliões será nesta sexta-feira, dia 5, no sábado (6) e segunda-feira (8, véspera de feriado de Carnaval, no Celeiros Club.

Eventos religiosos, geralmente ligados a grupos de jovens também serão realizados em alguns municípios da região.

Em Amambai a tradição nessa época era a “Cristoteca” realizada por um grupo de jovens da Igreja Católica local, mas o evento não será promovido esse ano, segundo os organizadores.

Já Coronel Sapucaia a juventude católica passará o final de semana de Carnaval em festa.

O “Rebanhão de Carnaval”, cujo slogan é “Vê a alegria que te vem de Deus”, acontecerá neste sábado (6) e domingo, dia 7 de fevereiro, no Salão Paroquial da Igreja Matriz Imaculada Conceição.

Segundo os organizadores, o evento começa às 14h deste sábado e vai até a meia noite.

No domingo (7) a programação começa às 8h da manhã e vai até às 22h.

Na tarde de domingo, das 15h30 às 17h30 haverá o “Carnaval Kids”, para crianças.

A realização e organização do Rebanhão de Carnaval na cidade da fronteira com o Paraguai será da RCC (Renovação Carismática Católica) de Coronel Sapucaia.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete