27.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Dengue, Chikungunya e Zika são combatidas com seriedade em Paranhos

2016-02-02 09:03:00

Dengue, Chikungunya e Zika são combatidas com seriedade em Paranhos.

Jaime Mel

Considerando o período chuvoso e a incidência do foco do Mosquito Aedes Aegypti, a Prefeitura de Paranhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenadoria de Controles de Vetores vem a público alertar a população sobre a Dengue, Chikungunya e Zika, cujas doenças que já não é mais novidade para ninguém ganha força no período de chuva onde é mais fácil o acúmulo de água em pneus, garrafas e outros recipientes vulneráveis a proliferação dos mosquitos.

 “A melhor forma de se evitar a estas doenças é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.” Comentou Jorge Fabiano Coordenador do controle de vetores ,Jorge destacou ainda  que sua equipe em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura Municipal, encerrou a última semana de Janeiro/2016 com trabalhos intensivos contra a proliferação do mosquito Aeds Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e o Zica Vírus. Realizando mais de 700 visitas domiciliares, encontrando 16 amostras positivas do vetor, borrifando os quarteirões com os casos suspeitos de dengue, visitando o Acampamento Santa Catarina, notificando proprietários de terrenos sujos, orientando e unindo forças com a população na eliminação de criadouros. “Quero aproveitar e agradecer toda a equipe do controle de vetores e os companheiros desta ação de combate ao mosquito, entre eles o prefeito Júlio que tem sempre nos cobrado empenho e dedicação em nossas tarefas e é claro toda a população que esta sempre receptiva e colabora bastante com os trabalhos de nossos agentes.” Pontuou Jorge.

Os riscos de transmissão da doença aumentam nesta época. Com o calor e as chuvas frequentes a reprodução do Aedes Aegypti fica favorecida, o mosquito que está ainda mais perigoso é também responsável pela transmissão da Zika e Febre Chikungunya e deve ser combatido sem tréguas. Assim como a dengue, a Zika e Chikungunya provoca febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores ainda mais fortes nas articulações.

Entenda a diferença entre Dengue, Chikungunya e Zika

Dengue

É uma virose transmitida por um tipo de mosquito (Aedes aegypti) que pica apenas durante o dia, ao contrário do mosquito comum (Culex), que pica de noite. A infecção pode ser causada por qualquer um dos quatro tipos (1, 2, 3 e 4) do vírus da dengue, que produzem as mesmas manifestações. Em geral, o início é súbito com febre alta, dor de cabeça e muita dor no corpo. É comum a sensação de intenso cansaço, a falta de apetite e, por vezes, náuseas e vômitos. Podem aparecer manchas vermelhas na pele, parecidas com as do sarampo ou da rubéola, e prurido (coceira) no corpo. Pode ocorrer, às vezes, algum tipo de sangramento (em geral no nariz ou nas gengivas). A dengue não é transmitida diretamente de uma pessoa para outra.

Chikungunya

Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.

Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

Zika

O Zika vírus (ZIKV) é um vírus da família Flaviviridae, o mesmo da dengue e da febre amarela. Ele é responsável por uma doença chamada febre Zika, que apresenta sinais e sintomas similares aos da dengue, porém mais brandos. E as semelhanças não acabam por aqui, a febre Zika também é uma infecção típica de países de clima tropical, transmitida através de mosquitos, como o Aedes aegypti. A dengue é, sem dúvidas, a doença mais grave quando comparada à chikungunya e à zika. Ela causa febre, dores no corpo, dores de cabeça e nos olhos, falta de ar, manchas na pele e indisposição. Em casos mais graves, a dengue pode provocar hemorragias, que, por sua vez, podem ocasionar óbito.

Entenda a Microcefalia

A Microcefalia é um quadro em que bebês nascem com o cérebro menor do que o esperado (perímetro menor ou igual a 33 cm para bebês a termo) e que compromete o desenvolvimento da criança em 90% dos casos. As consequências mais comuns da doença são alterações no desenvolvimento neurológico, distorções na face, atraso na coordenação motora e alterações na fala.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete