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Rodovias do Cone Sul ainda estão precárias e exigem atenção

2016-01-31 14:13:00

Vilson Nascimento

Trafegar pela região Cone Sul de Mato Grosso do Sul, sobretudo na região de fronteira com o Paraguai, continua sendo um desafio aos motoristas e uma aventura perigosa tendo em vista a situação precária das rodovias.

Os buracos na pista, agravados pelo grande volume de chuva que caiu em toda a região nos últimos dois meses de 2015 e na primeira quinzena de janeiro de 2016, estão presentes em praticamente todas as rodovias estaduais da região.

Na MS 156 (Amambai a Tacuru) e na MS-295 (Tacuru a Iguatemi), trechos que integram a chamada “Guaira-Porã”, que é a principal rota de escoamento da produção de grãos da região para o sul do País e de entrada de produtos industrializados para os municípios de fronteira, a situação de conservação das vias chega a ser caótica em determinados pontos.

Nos dois trechos de rodovias estaduais existem pontos críticos são na altura da ponte sobre o Rio Jogui entre Amambai e Tacuru e nas regiões da entrada para a Aldeia Sassoró, numa localidade de curva longa e na altura da Fazenda Progresso, entre Tacuru a Iguatemi, mas o trecho mais problemático é um de aproximadamente 600 metros, localizado distante cerca de quarto quilômetros de Tacuru, na MS-156 entre Amambai e Tacuru.

Buracos no asfalto também podem ser encontrados no trecho da MS-295 ligando a cidade de Paranhos a MS-156 entre Amambai e Tacuru e na MS-160, trecho que liga as cidades Tacuru a Sete Quedas.

Nos cerca de 54 quilômetros da MS-295 (da MS-156 a Paranhos), a exemplo da MS-160 (Tacuru a Sete Quedas) os problemas de deterioração do asfalto são menores que em outros trechos de rodovias estaduais da região.

Nesses dois trechos o problema mais grave registra-se em uma curva na região de um aterro na MS-160 entre Tacuru e Sete Quedas, onde buracos tomaram praticamente toda a pista da direita para quem segue de Tacuru em direção a cidade da fronteira com o Paraguai.

Nesse mesmo local, justamente em virtude dos citados buracos, segundo a ocorrência policial, um acidente envolvendo uma carreta e um veículo de passeio deixou uma pessoa morta e outras duas gravemente feridas no sábado, dia 23 de janeiro.

Na tarde dessa quinta-feira, dia 28 de janeiro, a Defesa Civil do município de Iguatemi emitiu um alerta sobre um novo grave problema em rodovias estaduais da região.

O alerta é para aos usuários da via, sobre a abertura de buracos no asfalto na cabeceira da ponte sobre o Rio Amambai na recém-pavimentada Rodovia MS-180, trecho que liga Iguatemi a BR-163, na região de Juti.

Reparos estão em andamento, diz Estado

Segundo a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), órgão do Governo do Estado responsável pela fiscalização dos trabalhos de manutenção das rodovias pavimentadas e não pavimentadas da região, já que tais serviços são de responsabilidade de empresas contratadas por meio de licitação, o trabalho de recuperação está sendo realizado, mas acaba sendo demorado tendo em vista os grandes danos provocados pelas chuvas, que voltaram a cair com maior intensidade nesse final de semana.

Segundo a diretora da Unidade Regional da Agesul de Ponta Porã, a engenheira civil Suzana Lorenzon Wetters, equipes de uma empresa terceirizada estão trabalhando na recuperação, por meio de “tapa-buracos” na Rodovia MS-386, que integra a Guaira-Porã no trecho que liga em Sanga Puitã em Ponta Porã a região conhecida como “Taji”.

A engenheira informou ainda que outra equipe trabalha reparando os cerca de 34 quilômetros que liga o Taji a cidade de Aral Moreira.

Na rodovia, que é rota de escoamento de safra e está em estado precário de conservação, o trabalho emergencial consiste na aplicação de material fresado, que segundo a engenheira, agrega melhor, para posteriormente aplicar o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado Quente).

Na MS-295 entre Iguatemi e Eldorado, trecho de rodovia estadual que também integra a Guaira-Porã, o trabalho de tapa-buraco iniciado na semana passada continua em andamento.

Segundo o diretor regional da Agesul em Naviraí, engenheiro civil, Jarlen Santos Lemos, chuvas e o excesso de buracos na via tem deixado o trabalho de recuperação mais lento.

Em contado com a reportagem do grupo A Gazeta, a Juha Engenharia, empresa responsável pela manutenção da maior parte dos trechos de rodovias da região, entre eles a Guaira-Porã da altura do Rio Amambai, na MS-386 em Amambai até Iguatemi e dos trechos da MS-160 (Tacuru a Sete Quedas) e MS-295 (MS-156 a Paranhos), informou que os trabalhos de recuperação estão em andamento.

Segundo Luziano dos Santos Neto, engenheiro civil e um dos responsáveis em responder pela Juha Engenharia, a empesa concluiu a recuperação, por meio de tapa-buracos, dos 45 quilômetros da Rodovia MS-289 que liga Amambai a Coronel Sapucaia, na fronteira com o Paraguai e agora concentra todas as forças na recuperação do trecho da MS-156 entre Amambai e Caarapó.

Segundo o engenheiro a empresa mantém duas equipes atuando permanente no trecho de rodovia estadual e uma terceira equipe será montada com a chegada de mais um rolo compressor que está vindo da capital do Estado, Campo Grande.

De acordo com Luziano Neto a meta é concluir a recuperação total dos 77 quilômetros entre Amambai e Caarapó, que além de crucial para o escoamento da produção é a principal rota de acesso de vários municípios da fronteira à região central do Estado, no prazo de um mês, para só então os trabalhos serão direcionados para os demais trechos de rodovias pavimentadas da região.

Segundo o engenheiro civil Stefano de Briga, diretor da Unidade Regional da Agesul de Amambai, ainda essa semana deverá ser iniciado os trabalhos de recuperação do trecho da Rodovia MS-386 ligando a região do “Bila” em Amambai a região das “Sete Placas”, em Iguatemi.

Conhecida como “Estrada Velha de Iguatemi”, o trecho de rodovia estadual, que é de chão, também é de grande importância para o escoamento da produção agropecuária da região.

Nas fotos abaixo trechos da Guaira-Porã e de rodovias da região e equipes trabalhando nos reparos:

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