19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Curso de combate a incêndios e prevenção de acidentes é realizado com população indígena caarapoense

2015-11-24 15:25:00

Um curso de combate a incêndios e prevenção de acidentes está sendo realizado com a população indígena caarapoense pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Mato Grosso do Sul.



De acordo com informações do coordenador de projeto institucionais do Corpo de Bombeiros Militar do MS major Leonardo Rodrigues Congro, o curso começou nesta segunda-feira (23) e segue até a segunda semana de dezembro e será dividido em três etapas.

 

Na primeira etapa o curso foi ministrado para profissionais com ensino superior e técnico em enfermagem da SESAI (Secretaria Especial de Saúde Indígena) antiga Funasa (Fundação Nacional da Saúde) de Caarapó. A segunda etapa será com agentes de saúde indígena e agentes de saneamento básico indígena e a terceira etapa será com as lideranças e rezadores das aldeias que a SESAI atua no município de Caarapó e com as pessoas que tem influencia nestes locais.

 

“Nosso objetivo é buscar meios de defesa para a ação civil dentro destas comunidades. Entendemos que terão uma alta formação e se tornaram brigadistas socorristas da comunidade a qual estão inseridos, o que dá uma proteção maior a essas comunidades mais vulneráveis”, cita o major Congro.

 

Segundo o coordenador de projeto institucionais do Corpo de Bombeiros Militar do MS, estudos indicam que há um alto índice de violência neste tipo de comunidade, sendo assim o Corpo de Bombeiros entende com este tipo de curso ajuda no auxilio na prevenção de acidentes e nos primeiros socorros em emergências.

 

“Aproximadamente 90 pessoas devidamente identificadas serão o braço direito do Corpo de Bombeiros de Caarapó dentro das aldeias, atuando na prevenção de incêndios nesta região. E se caso aconteça algo estarão qualificados para atuarem nos primeiros socorros até a chegada do Corpo de Bombeiros”, afirma.

 

Conforme informações do soldado Douglas Patrick Hammarstrom que é um dos instrutores de brigada, o curso é para combater principalmente o foco de incêndio em áreas indígenas e no tratamento pré-hospitalar. Na qual os próximos dias de curso serão os dias 3 e 4 e 7 e 8 de dezembro, onde uma equipe treinamento especializado de Campo Grande estará em Caarapó, mais precisamente na aldeia Tey’kue treinando a população.

 

O 3° sargento Jair Cuevas, também instrutor de brigada, afirmou que a finalidade do Corpo de Bombeiros de Caarapó é se aproximar da comunidade indígena. “Essa aproximação serve como ajuda e que através da prevenção dos acidentes e incêndios por meio dos treinamentos eles se tornem atuantes cuidando da própria comunidade”, diz.

 

“Queremos abranger este curso para toda a comunidade, pois a distancia do município de Caarapó até as aldeias é muito grande e é por isso que o curso se torna mais importante ainda, pois eles estarão realizando o primeiro combates e quando chegarmos no local indicado o problema já não será tão grave, ou seja, isso é pra ganhar tempo resposta”, conta o sg Cuevas.

 

Além do Sg Cuevas e soldado Hammarstrom, o curso também tem como instrutor brigadista o 3° sargento Olício da Silva Lemos. E o projeto tem o apoio institucional do comandante geral coronel Esli Ricardo de Lima e do secretário de justiça e segurança publica Dr. Silvio Cesar Maluf.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete