19.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Mário Valério reativa farmácias das unidades de saúde dos distritos

2015-11-23 15:32:00

O prefeito de Caarapó, Mário Valério (PR), determinou a reativação das farmácias das unidades de saúde dos distritos de Cristalina e Nova América. Assim, desde o dia 10 deste mês as farmácias estão reabertas, com a designação da farmacêutica Mayara Zamperlini para atender a entrega de medicamentos.

“A entrega de remédios só pode ser feita por farmacêutico. Com a designação da profissional para atender os dois distritos, a população dos distritos não mais vão precisar se deslocar até a sede do município para retirar medicamentos”, disse o secretário municipal de Saúde de Caarapó, Ivo Benites.

Até o início deste mês, a Assistência Farmacêutica Municipal contava com três farmacêuticas em seu quadro, que agora subiu para quatro, tendo seu trabalho realizado através de uma Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e uma farmácia para distribuição de medicamentos à população, localizadas no Pronto Atendimento Médico (PAM). Com a reativação das farmácias dos distritos, agora são quatro os pontos de entrega de remédios.

Por mês, a Secretaria Municipal de Saúde atende aproximadamente sete mil pacientes com medicamentos, além de outros 132 que recebem medicamentos de componentes especializados fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde e mais de cem pacientes considerados de baixa renda, que são atendidos mensalmente pela prefeitura com medicamentos que não constam na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename).

De acordo com Benites, a assistência farmacêutica caracteriza-se como um conjunto de ações relacionadas à dispensa de medicamentos, através da orientação técnica, tendo como objetivo contribuir para o sucesso da terapêutica.

Por meio da assistência farmacêutica, o farmacêutico torna-se corresponsável pela qualidade de vida do paciente. Ele é o profissional que melhores condições reúne para garantir a qualidade de um remédio, pois tem a sua formação dirigida ao medicamento. Sem o farmacêutico, todo o programa de assistência farmacêutica resultaria em má qualidade.

A farmacêutica Joice Lima, responsável pela assistência farmacêutica no município, afirma que o medicamento é de fundamental importância para o paciente, tornando-se um componente estratégico na terapêutica e na manutenção de melhores condições de vida, sendo que o profissional tem a responsabilidade de orientar no uso racional de medicamentos.

“A população deve ter consciência de que o uso irracional de medicamentos, sem conhecimento, sem informação e sem orientação, aumenta os riscos de reações indesejáveis e pode agravar a doença. A atenção farmacêutica pode garantir a qualidade e a eficácia do medicamento, orientar o paciente quanto ao uso correto, aumentar sua aderência ao tratamento prescrito e prevenir efeitos colaterais ou interações medicamentosas”, completa a farmacêutica Joice Lima.

Sobre a designação de profissional especializada para atender as unidades de saúde dos distritos, o prefeito Mário Valério disse que o objetivo é facilitar a vida dos usuários dos medicamentos. Além disso, atende pedido do vereador Manoelito Bagaceira (PMDB), que representa os distritos de Cristalina e Nova América. “A nossa intenção é contribuir para facilitar o acesso da população aos medicamentos”, acrescentou o prefeito, que tem na saúde uma de suas bandeiras prioritárias. A prova é que a administração municipal vem ampliando, ano a ano, os investimentos nesse setor, chegando em 2015 a próximo de 30% da receita municipal, aproximando-se de R$ 20 milhões.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete