21.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Perícia aponta sabotagem em S-10 de Prefeitura de Mundo Novo

2015-10-09 19:09:00

O município de Mundo Novo é possuidor de um veículo modelo S-10, adquirido pela Prefeitura Municipal para uso do gabinete do prefeito e seus auxiliares. Por não estar engatando a 5ª marcha e, em seguida, por  dificuldades para engatar a 1ª marcha, foi conduzido a  reboque a Umuarama-PR para revisão, onde os mecânicos detectaram anormalidade na caixa de câmbio.

Segundo o prefeito Humberto Amaducci que tão logo tomou conhecimento de que poderia ter ocorrido sabotagem ou até mesmo um defeito oriundo de sua fabricação, foi solicitado uma completa peritagem no veículo.

 Em 29 de setembro, o Núcleo de Criminalística da Unidade Regional de Perícias e Identificação de Naviraí, a pedido do Delegado doutor Natanael Matias, de Mundo Novo, recebeu um pedido de serviços de verificação  para analise detalhado  para exame de vistoria de dano em veículo, o que foi feito,  e o laudo entregue ao prefeito Amaducci nesta sexta-feira (09), por intermédio do secretário de Administração Aleamir Biazussi, que esteve pela manhã no DP de Mundo Novo, para posse do laudo. 

 O mesmo foi realizado pelo perito criminal Eduardo Tanabe, apontando  ter sido sabotado de forma intencional.

Vale ressaltar que a camionete S-10 foi adquirida pela atual gestão para atender o gabinete do prefeito e que constantemente era utilizado também pelo seu vice, Nivaldo Marques, quando em viagem à Campo Grande ou outras localidades. Outros servidores municipais também viajavam a serviço com o referido veículo.

O laudo pericial entregue ao prefeito diz que na caixa de câmbio existe uma porta com plaqueta de identificação, com características de originalidade porém, de fácil remoção e afixação. Um pequeno orifício, com características que foram produzidas intencionalmente, na lateral esquerda e acima da tampa de dreno da caixa de câmbio foi constatado. O furo possui bordas regulares e sem avarias em seu entorno, típico de quando se utiliza instrumento perfurante, tipo furadeira, enquanto no interior da caixa de câmbio, havia sinais e resquícios de matériais resultantes de destruição de peças do referido bloco, possível de ser visualizado na tampa do dreno, pois este é magnético e utilizado para retirar as sobras e possíveis sujidades no óleo de câmbio.

Para confeccionar o laudo pericial, o perito Eduardo Tanabe colheu informações em oficinas especializadas de Naviraí e os mecânicos enfatizaram que normalmente, antes de acabar o óleo da caixa de câmbio, o veículo emite sinais como barulho e dificuldade em engatar as marchas. “Se não for reparado logo o defeito, quando aparece, o uso do veículo pode provocar o travamento do câmbio e com isso poderá ocorrer um grave acidente, como, por exemplo, capotamento do mesmo”, explicaram os mecânicos.

Ao falar sobre o assunto, o prefeito Humberto Amaducci disse que tornou  público após receber  o laudo pericial, que  confirma  o dano no veiculo,  pretendendo ainda mais tomar o maior cuidado, valendo para  ambos( prefeito, vice-prefeito e familiares). Antes pensava  em ser um defeito de fabricação,  não acreditando ele em possível sabotagem premeditada realizada por alguém.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete