21.8 C
Amambai
sábado, 27 de abril de 2024

Projeto de Leitura da REME de Itaquiraí encanta e ajuda no intelecto dos alunos

2015-10-04 16:26:00

Roney Minella

A Prefeitura de Itaquiraí e Secretaria Municipal de Educação estão incrementando o Projeto de Leitura, envolvendo centenas de alunos e professores da rede municipal de ensino. O projeto contempla os CEINs (Centros de Educação Infantil) e as escolas municipais de Itaquiraí. “Percebemos que o projeto empolgou os alunos e conseguimos despertar o gosto pela leitura e, principalmente, notamos o desenvolvimento cultural e intelectual dos alunos participantes”, analisa o secretário municipal de Educação, Francisco Eurico Ribeiro.

No Centro de Educação Infantil Sítio do Pica-Pau Amarelo, a vivência com os livros vem se tornando rotineira. Na intenção de prender a atenção dos pequenos, os professores se caracterizam de personagens infantis e encabeçam, de fato, os desafios dos projetos de leitura. Nos mais diversos contos, produzem figurinos e decoram a fala dos personagens, reproduzindo as estórias em apresentações teatrais.

A aproximação com os livros também é parte importante do processo educacional dos estudantes do Ensino Fundamental. As constantes intervenções feitas pelos professores nas Escolas Municipais vêm dando resultados significativos. Na Escola Municipal Jardim Primavera, por exemplo, comandada pela diretora Márcia Andrea Filipus e suas coordenadoras, a leitura extraordinária acontece durante o intervalo de recreio, além disso, os funcionários também participam do momento de leitura.

Na Escola Municipal Santa Rosa (Polo), o diretor, Jocimar Batista “Mazinho”, destaca a importância do Projeto de Leitura, com a efetiva participação dos alunos. No colégio, os monitores estão desenvolvendo o projeto de forma intercalada, de modo que todos os estudantes da educação básica e fundamental possam ter acesso à leitura de diversos gêneros, começando pelos livros infantis, estendendo-se até os didáticos, porém, de escolha espontânea. “Neste prisma, consideramos o Projeto de Leitura um instrumento extraordinário de desenvolvimento da cultura, do intelecto das crianças, e de transformação”, afirma Mazinho.

O prefeito de Itaquiraí conhecendo o projeto destacou que a leitura garante um amplo leque de informação que só ela pode proporcionar. “A leitura encanta, agrada, emociona, permitindo que, desde cedo os alunos possam questionar e, sobretudo, começar a formar sua própria opinião, conceituando os fatos de forma mais clara e concisa, por isso, apoiamos e incentivamos mais esta iniciativa da Educação Municipal”, afirma Ricardo Fávaro Neto.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete