20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Paranhos diz não ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

2015-10-02 23:43:00

Jaime Mel

A Prefeitura de Paranhos por meio da secretaria de assistência social e do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) promoverá no dia 06 de outubro várias ações de mobilização e prevenção ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em alusão ao dia Estadual de Enfrentamento ao abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que será comemorado no dia 06 de outubro.

“As atividades desenvolvidas aqui em Paranhos terão como objetivo conscientizar toda a sociedade sobre a gravidade da violência sexual, e a importância de participar da luta em defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Se alguém tem alguma suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, deve denunciar!” Comentou Luciani B. Puckes coordenadora do CREAS local.

Violência Sexual é CRIME! Denuncie – Disque 100 ou se dirija até o CREAS Rua Castro Alves, n° 1.018 – Vila Nova, ou ainda pelos telefones 190 e (67)3480-1785, não precisa se identificar!

O que é violência sexual contra crianças e adolescentes?

É a violação dos direitos sexuais quando ocorre abuso e/ou exploração do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

Abuso Sexual

É a utilização do corpo de uma criança ou adolescente, por um adulto ou adolescente, para a prática de qualquer ato de natureza sexual. Essa violência pode se manifestar dentro do ambiente doméstico (intrafamiliar) ou fora dele (extrafamiliar).

Exploração Sexual

A exploração sexual caracteriza-se pela utilização do outro para a prática sexual, principalmente de crianças e adolescentes, com a intenção de lucro ou troca de qualquer espécie.

Ela ocorre de quatro formas: no contexto da exploração comercial, na pornografia, nas redes de tráfico e no turismo com motivação sexual.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete